Pedagogia Sensível à Gênero: ferramentas para promover a inclusão na sala de aula

Autores

  • Dr.S. ABDUL JABBAR Dept of Education and Training , Maulana Azad National Urdu University, India
  • Mohd Gufran Barkati Department of Education and Training, MANUU, Hyderabad, India
  • Mohammad Tabish MANUU Law School, MANUU, Hyderabad , India

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3210

Palavras-chave:

Inovação, Compreensão de gênero sensitivo na educação, Pedagogia

Resumo

Nas salas de aula contemporâneas, a pedagogia com perspectiva de gênero é uma abordagem necessária para alcançar uma sala de aula inclusiva, onde as diferenças sejam acolhidas e valorizadas. Este artigo se concentra em encontrar meios para promover abordagens com perspectiva de gênero na pedagogia e abordar questões de outros cursos, como a pervasividade das desigualdades de gênero como barreiras à participação ativa de todos os alunos. Os professores podem combater as normas de gênero persistentes introduzindo linguagem, currículo e estratégias de ensino inclusivos que promovam uma abordagem mais holística à educação. Este artigo também analisa os obstáculos à integração da sensibilidade de gênero na educação e oferece maneiras práticas de cultivar respeito e compreensão entre os alunos, a fim de tornar as salas de aula espaços equitativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dr.S. ABDUL JABBAR, Dept of Education and Training , Maulana Azad National Urdu University, India

Dept of Education and Training , Maulana Azad National Urdu University, India.

Referências

Aksornkool, N. (2004). Gender sensitivity: A training manual for sensitizing education managers, curriculum and material developers, and media professionals to gender concerns. UNESCO.

Jabbar, A., & Barkati, M. G. (2024). Education: Ethical Concerns and Brain Drains. Ethical Frameworks in Special Education: A Guide for Researchers (Volume 2nd), 39.

JABBAR, A., & Barkati, M. G. (2024). The Integrated Teacher Education Program (ITEP): Shaping the Future of Education. International Journal of research in Educational Sciences., 7(4), 345-353.

Jabbar, S. A. (2020). TEACHING INNOVATION, RIGHT NOW: TECHNOLOGY DELIVERS A NEW EDUCATION AND TEACHING IMPERATIVE. Advance and Innovative Research, 73.

Jabbar, S. A. (2021). PHILOSOPHIES FOR EARLY CHILDHOOD CARE AND EDUCATION. Ilkogretim Online, 20(1), 7199-7203.

Johnson, K. A., & Green, K. (2019). Inclusive teaching strategies: Gender-sensitive pedagogy in practice. International Journal of Education, 18(3), 45-59.

Leowinata, W., & Frei, N. (2014). Gender mainstreaming toolkit for teachers and teacher educators. Commonwealth of Learning.

UNESCO. (2004). Gender equality through school: Providing a safe and inclusive learning environment. UNESCO.

UNESCO. (2014). Teaching and learning: Achieving quality for all. Education for All Global Monitoring Report.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

JABBAR, D. A., Barkati, M. G., & Tabish, M. (2025). Pedagogia Sensível à Gênero: ferramentas para promover a inclusão na sala de aula. Diversitas Journal, 10(2). https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3210

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas