Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Diversitas Journal é uma revista científica da Universidade Estadual de Alagoas e tem como missão promover e divulgar pesquisas com ênfase nas discussões referentes à Antropologia e Arqueologia, Filosofia, Sociologia, Educação e Ensino; à Cultura, às Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, à Economia, à Administração e ao Desenvolvimento, às Letras e à Linguística, à Zootecnia e aos Recursos Pesqueiros e Multidisciplinar.

Alinhada aos pressupostos da Ciência Aberta, a Diversitas Journal adere às boas práticas da incentivando a transparência da pesquisa científica desde a concepção da investigação, o esclarecimento na elaboração de metodologias e gestão de dados científicos, para que estes possam ser distribuídos, reutilizados e estar acessíveis a todos os níveis da sociedade e sem custos.

Os artigos podem ser enviados em português, inglês e espanhol devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes em https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/about/submissions.

A Diversitas Journal se declara aberta quanto à participação de autores externos à instituição editora da revista.

Áreas temáticas da revista

Área temática nível 1 - grande área da CAPES: Interdisciplinar

Área temática nível 2 - área básica de avaliação da CAPES: Meio Ambiente e Agrárias, Sociais e Humanidades, Engenharia/Tecnologia/Gestão e Saúde e Biológicas

Público-alvo

O público-alvo do periódico Diversitas Journal são professores, pesquisadores, profissionais e alunos de pós-graduação de áreas e disciplinas, que se interessam por aspectos gerais interdisciplinares e multidisciplinares nas diferentes áreas do conhecimento da Capes e CNPq.

Política de Seção

O periódico Diversitas Journal está organizado nos seguintes modalidades de trabalhos:

  • Artigos: Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área específica de publicação.
  • Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.
  • Opinião: Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área específica escolhida.
  • Entrevistas: Reúne entrevistas inéditas que apresentem contribuições relevantes para a área do estudo escolhido.
  • Dossiê: Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

Políticas de submissão e de verificação de plágio

O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores do periódico por via eletrônica. O autor deverá informar no ato de submissão:  A) Filiação (instituição de origem, unidade/centro/instituto, departamento, cidade, estado), B) Endereço Residencial, C) Nome completo, D) Telefone e e-mail para contato.

Exige-se que os trabalhos submetidos sejam inéditos e originais.

Inicialmente, a equipe editorial da Diversitas Journal verifica a adequação do trabalho submetido às Diretrizes para Autores, em respeito ao modelo de submissão e formatação. Não é permitido alterar designs e layouts do modelo de submissão. Além disso, o editor de cada seção procederá a uma análise quanto à pertinência da submissão para a linha editorial.

Também no ato de submissão do artigo, os autores deverão informar à comissão editorial possíveis conflitos de interesse. Tal comunicação deve ser realizada via “Declaração de Autoria, Contribuição e Responsabilidades”, disponível nas Diretrizes para Autores. Conflitos de interesse podem ocorrer entre autores, revisores e editores. Assim, aos autores cabe apontar potenciais interferências que prejudiquem a condução da submissão.

Posteriormente, os editores de áreas/seção antes de enviarem os trabalhos aos avaliadores, analisam o artigo submetido para verificação de ocorrência de plágio. Considera-se plágio a cópia, total ou parcial, de um estudo de outro autor ou autoria própria sem o devido crédito e reconhecimento à obra.  A equipe de editores utiliza um software de detecção de plágio Copyspider antes do manuscrito ser enviado à avaliação por pares, e ao final do processo de editoração, caso o artigo venha a ser aceito. 

A Diversitas Journal compactua com boas práticas da pesquisa científica, não aceitando nenhum tipo de plágio, opondo-se inclusive a publicação de trechos de autoria própria sem adequada citação (autoplágio),  e a falsificação de dados e resultados.

Além disso, a Diversitas Journal segue as orientações do Committee on Publication Ethics - COPE, para lidar com os casos em que o plágio é incorrido, tais como: Contactar o autor principal informando-o da situação, com o relatório de plágio; Em caso de não retorno, realizar o contato com todos os autores e a instituição de pesquisa da qual está vinculado; Em caso de resposta insatisfatória ou admissão do ato, recusa do artigo submetido e informar vítimas potenciais e a instituição do qual está vinculado, dentre outras medidas cabíveis.

Caso o artigo não apresente nenhum problema na verificação de plágio inicial, será encaminhado aos avaliadores. Caso o artigo seja aceito e pós-correções apresente plágio, as mesmas medidas anteriormente citadas serão tomadas.

Para submissões com mais de um autor, é necessário que haja a declaração da contribuição de cada um dos autores na construção do artigo, assumindo a responsabilidade pelo trabalho submetido. A Diversitas Journal atua em consonância com a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy), que é mantida pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI).  CRediT considera quatorze diferentes papéis de autoria ou contribuição: 

  • Administração do Projeto;
  • Análise Formal;
  • Conceituação;
  • Curadoria de Dados;
  • Escrita - Primeira versão;
  • Revisão e Edição;
  • Investigação;l
  • Metodologia;
  • Obtenção de Financiamento;
  • Recursos;
  • Software;
  • Supervisão;
  • Validação e
  • Visualização.

Cada autor(a) deverá apresentar, na declaração de autoria, qual(is) a(s)sua(s) contribuição(ões) na escrita do manuscrito.

Os idiomas nos quais os artigos poderão ser escritos são: Português, Inglês e Espanhol. Esses artigos deverão enquadrar-se, rigorosamente, às Normas APA, conforme o modelo de submissão próprio da Diversitas Journal, disponível nas Diretrizes para Autores e deverão conter, basicamente:

  • Título;
  • Resumo (nos idiomas: português, inglês e espanhol);
  • Palavras-chave (nos idiomas: português, inglês e espanhol);
  • Introdução;
  • Referencial Teórico (opcional);
  • Procedimentos Metodológicos;
  • Resultados e Discussões;
  • Conclusões / Considerações finais;
  • Agradecimentos (opcional);
  • Declaração de conflitos de interesse;
  • Referências.

Todas as publicações deverão receber no mínimo dois pareceres positivos ou com pedidos de ajustes pelos avaliadores pares. Neste último caso, para artigos aceitos com correções obrigatórias, os autores deverão reenviar o artigo atendendo aos aspectos elencados nos pareceres, e indicar as modificações realizadas seja: A) Por destaque em cor de texto distinta no modelo de submissão; B) Pela opção de modo de revisão do microsoft word no arquivo devolvido; ou C) Envio de uma carta de revisão com numeração de página da modificação e comentários.

Além disso, no envio do artigo já corrigido, os autores deverão enviar: A) Declaração de revisão ortográfica e gramatical realizada por revisor profissional; e B) Declaração de tradução para a língua inglesa realizada por tradutor profissional. Ambos os modelos de declaração estão disponíveis nas Diretrizes para Autores. A Diversitas Journal poderá indicar revisores e tradutores profissionais.

Na versão final do artigo, também é orientado aos autores que adotem no mínimo quatro e no máximo cinco palavras-chave e descritores que melhor retratem suas pesquisas nos diversos campos do conhecimento. Como exemplo da área da ciências da saúde, temos os Descritores em Ciências da Saúde - DeCS/ Medical Subject Headings - MeSH.

Os trabalhos não aprovados poderão ser submetidos novamente, caso seja feito correção sugerida pelos revisores, deixando claro no artigo quais itens foram reescritos. Os trabalhos com erros de metodologia e sem mudanças das mesmas não poderão submeter.

A decisão final em relação aos pareceres é registrada e de responsabilidade da equipe editorial. Ainda aos autores é concedido o direito de recursos e reclamações, que devem ser realizadas via interface de submissão no periódico. Para tal, os autores devem iniciar um tópico por meio da função “Discussão”, nas seções correspondentes, isto é, Pré-avaliação, Avaliação, Edição de Texto, e Editoração.

Além disso, após a etapa de Edição de Texto, o editor responsável por cada seção irá entrar em contato com os autores para a realização de uma leitura de prova do artigo aprovado e revisado, dispondo de um prazo de 48hs para retorno de eventuais correções. Caso o editor não tenha tido nenhum retorno findado esse prazo, o artigo será publicado neste exato modelo.

Todos avaliadores têm formação Stricto sensu, são professores com vasta experiência em ensino e/ou pesquisadores renomados, com trabalhos publicados em suas áreas de atuação. A revista conta com a colaboração de avaliadores externos. Os avaliadores são convidados pela Equipe Editorial, através dos editores de seção, assim como também por chamadas abertas para esta finalidade no site do periódico em www.diversitasjournal.com.br ou no site da Universidade Estadual de Alagoas em www.uneal.edu.br

Após a publicação de cada número, os autores podem entrar em contato com a equipe editorial para realizar revisões e retratações acerca do manuscrito publicado. O contato deve ser realizado via email (revistadiversitasjournal@gmail.com) ou pela seção de comentários via a função de “Discussão”, informando o volume e número da publicação além do nome dos autores e título do artigo.

A média de tempo entre submissão e publicação é de 4 a 12 semanas.

Diretrizes para Autores

As diretrizes, recomendações gerais e os modelos pré e pós submissão, com informações de formatação e declarações, estão disponíveis nas Diretrizes para Autores da revista.

Periodicidade

A Diversitas Journal é uma revista científica da Universidade Estadual de Alagoas, com publicação em fluxo contínuo, com um volume anual e quatro número trimestrais, nos meses de Janeiro a Março, Abril a Junho, Julho a Setembro e Outubro a Dezembro.

A publicação contínua foi adotada a partir do v. 8 n. 3 de julho de 2023.

Políticas de Acesso Livre

Este é um periódico científico de acesso aberto, isto é, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.

Os autores também podem publicar os dados de sua pesquisa em repositórios sem nenhuma restrição, conforme políticas do Diadorim. Além disso, os autores poderão criar links para acesso aos dados de pesquisa e fornecer à revista.

Da mesma forma, não há cobrança dos autores de nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação e edição.

Os trabalhos submetidos em português deverão ser traduzidos para a língua inglesa, sendo a despesa a encargo dos autores. Havendo patrocínio científico, a tradução ficará a encargo dos projetos de manutenção. A Diversitas Journal poderá indicar tradutores cadastrados, e os autores que fizeram traduções deverão apresentar declaração do  tradutor nativo.

Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Creative Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.

Os autores têm a permissão para depositar todas as versões de seus artigos em um repositório institucional.

Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.

Os trabalhos estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Práticas de comunicação da Ciência Aberta

Com vistas às práticas de Ciência Aberta, a Diversitas Journal adere aos processos: 1) Abertura na avaliação por pares; 2) Aceite de preprints e 3) Disponibilização de dados, programas e demais elementos que constituíram os resultados da pesquisa do manuscrito.

No que diz respeito à abertura na avaliação por pares, os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico, isto é, que haja a plena identificação de autoria e sua ciência pelos pareceristas e vice-versa. O documento “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta” possui espaço adequado para essa manifestação. Aos pareceristas da revista também é feita uma consulta, indicando o interesse ou não, em fazer a avaliação nesse formato. Além disso, é facultado a interação direta entre autores e avaliadores. 

A Diversitas Journal também aceita trabalhos publicados Preprints. Preprints são manuscritos científicos disponíveis para acesso aberto antes de sua publicação em uma revista, sendo depositados em um servidor online para receber comentários de outros leitores pesquisadores. Se os autores optarem pela submissão de artigos em preprint, deverão informar do mesmo modo no “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta” o nome do servidor do Preprint juntamente com a URL/ link de acesso do documento. Sugerimos o servidor público da Scielo que conta com espaço exclusivo para Preprints: (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprints).

Os autores também são encorajados a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.

As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem igualmente constar no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão).

Política de Ética de publicação

A Diversitas Journal é uma revista revisada por pares comprometida em garantir os mais altos padrões de ética de publicação. Todas as partes envolvidas no ato de publicar (editores, autores, revisores e editora) devem concordar com padrões de comportamento ético.

A Diversitas Journal compactua com os princípios de Ética de Publicação e Declaração de Má Prática de Publicação, com base no Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas do Comitê de Ética em Publicação – COPE (disponível em COPE: Comitê de Ética em Publicação | Promovendo a integridade em pesquisas acadêmicas e sua publicação (publicationethics.org)).

O periódico Diversitas Journal permite que o (s) autor (es) mantenham os direitos autorais de seus artigos sem restrições, sendo responsáveis por toda informação de seus artigos. Os direitos autorais são dos autores, com permissão de publicação a revista, autorizada pelo ato da submissão e assinatura de seu termo e declaração de autoria e cessão. 

Os trabalhos que exigem autorização de registro em conselhos de ética devem informar na metodologia o número no conselho de ética e citar o conselho de ética. Assim, na conferência de submissão do artigo, o editor da seção fará a checagem do registro informado. Caso a pesquisa não tenha registro ou algum elemento faltante, será entrado em contato com os autores informando-os da situação e solicitando o atendimento a tais aspectos. Caso não haja um retorno, a submissão será arquivada.

Apoiadores

O periódico Diversitas Journal foi contemplado com o Edital Fapeal Nº 9/2018 e Edital Fapeal Nº 07/2020, Edital Fapeal Nº 9/2022, Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos. A Universidade Estadual de Alagoas, participa do pagamento de despesas de hospedagem em nuvem e outras despesas de manutenção.

O periódico aceita doações espontâneas dos autores e apoiadores.

Histórico da revista

O periódico Diversitas Journal surgiu em 2015 com a parceria do Instituto Federal de Alagoas, através da demanda de publicações do Enccult (Encontro Científico Cultural), onde o seu organizador Prof. Dr. José Crisólogo de Sales Silva, Professor Titular da Uneal em parceria com a pró-reitor de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas IFAL, Prof. Carlos Henrique Almeida Alves, decide experimentar as publicações dos Anais do Enccult e em seguida o periódico Diversitas Journal. O Enccult, que já tinha uma característica multidisciplinar, interdisciplinar e poli-universidade (Uneal, Ifal, Cesmac e Ufal), vem com uma revista formada por estas demandas e se abre a demandas espontâneas externas a sua unidade de Editora. Assim inicia sua história com um compromisso em divulgar a ciência no Brasil e no mundo.

Em 2016, publicou o volume 1 com três números, que seguiu quadrimestral até o volume 4. Em 2020, passou a publicar trimestralmente, sendo o seu último volume completo publicado em 2021 com quatro números. Em 2022, ad contínuo, pretende-se dar continuidade com o volume 7 com 4 números. Publicações em Janeiro, Abril, Julho e Outubro. A partir do número 3 de 2023, passou a realizar publicação contínua, mantendo os 4 números anuais.

A partir de 2018, o periódico foi vinculado ao Programa de Pós-graduação Desenvolvimento Territorial e Cultura, sendo também pertencente à Editora da Universidade Estadual de Alagoas, Eduneal, desde sua fundação.

Nos últimos três volumes foram publicados também Dossiês em vários temas e áreas, aumentando as possibilidades de tratar temas específicos dentro da conjuntura atualizada do país e do mundo.

Arquivamento dos artigos

A Diversitas Journal tem habilitada as opções de arquivamento (LOCKSS e CLOCKSS) que permite armazenar e distribuir o conteúdo da revista em bibliotecas participantes.

Os autores também podem publicar os dados de sua pesquisa em repositórios sem nenhuma restrição, conforme políticas da revista no Diadorim.

Protocolo de interoperabilidade

O periódico Diversitas Journal segue padrões e protocolos de integração/interoperabilidade por meio do Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH): https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/oai.

Fator de Impacto:

JIFACTOR: 3,01 http://www.jifactor.org/journal_view.php?journal_id=3523

CiteFactor: 1,10 https://www.citefactor.org/impact-factor/impact-factor-of-journal-Diversitas-Journal.php

Internacional Scientific Indexing:  https://isindexing.com/isi/journaldetails.php?id=13204