Estágio supervisionado: relato de observação e regência numa escola de ensino fundamental em Tauá-CE, Brasil

Autores

  • Elivan Custodio Araujo Universidade Estadual do Ceará - UECE - Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns - CECITEC https://orcid.org/0000-0001-6046-8551

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2304

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Ensino de ciência, Vivência da prática.

Resumo

O Estágio supervisionado tem como finalidade instruir o acadêmico no exercício da docência, assim como, conjeturar sobre as atuações futuras como professor. O objetivo do trabalho é delinear as observações feitas durante o estágio observatório bem como a prática docência. O estágio foi realizado em uma escola de ensino fundamental do município de Tauá-CE, no 6º ano A e B. Foi utilizado como ferramenta tecnológica e suporte pedagógico no processo ensino/aprendizagem: data show, notebook, laser, imagens interativas, vídeo e aplicação de um jogo didático abordando os temas: as estruturas e dinâmicas da terra e as relações entre os fatores bióticos e abióticos para auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo estudado em sala de aula, tendo como referência o livro Companhia das Ciências 6º ano, ed Saraiva, 4º ed-2015. A maioria dos alunos consideram 55,55% ótimo a atuação do estagiário, 11,11% médio, 33,33 % bom, e 0% ruim.  Os alunos do 6º ano B consideram 89,66% ótima a atuação do estagiário, 0% médio, 10,34% bom 0% ruim.  A pesquisa mostrou que 100% dos alunos consideram que o conteúdo das aulas foi passado com clareza e utilizado de ferramentas diferenciadas para ensinar. Este trabalho servirá como apoio para o exercício da profissão professor, onde o conhecimento vivenciado em sala de aula foi importante para perceber o quão relevante é a profissão docente e que quando o profissional se encontra e se entende nessa condição de exercer sua futura profissão, perde-se um pouco do medo em relação ao novo que ele busca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf

Brasil (2005). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf

Brasil (2008). Educação. Proibição, equipamento de comunicação, celular, tablet. Lei Nº 14.146, DE 25.06.08 (D.O. DE 30.06.08). https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/5366-lei-n-14-146-de-25-06-08-d-o-de-30-06-08

Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file

Brasil. Ministério da Saúde (2012). Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprovar as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Internet]. Diário Oficial da União, nº 12, 13 jun 2013. 2012. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Ceará (2007). VOLUME 01: Projeto Político pedagógico: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAFIDAM. p83. Limoeiro do Norte-CE. http://www.uece.br/wp-content/uploads/sites/35/2018/03/projeto_pedagogico_ciencias_biologicas.pdf

Ceará - Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. (2009). IPECE. https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2018/09/Taua_2009.pdf

CNE/CES, Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. (2002). Resolução CNE/CES 7, de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES07-2002.pdf

CNE/CP, Conselho Nacional de Educação/Concelho Pleno. (2002). Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em 20 de abr. 2019

CNE/CP, Conselho Nacional de Educação/Concelho Pleno. (2002). Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf

Ferreira, V. F. (1998). As tecnologias interativas no ensino. Química Nova, 21(6), 780-786, dez./mar. 1998. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40421998000600019

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. (17ª ed). Paz e Terra. http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia Saberes necessários á prática educativa. (25ª ed). Paz e Terra. http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. (4ª ed). Atlas. http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf

Google Maps, (2019). Tauá CE, Aiuaba, CE. https://www.google.com/maps/dir/Tau%C3%A1,+CE,+63660000/Aiuaba,+CE,+63575000/@6.2895742,40.4803141,10z/data=!3m1!4b1!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7981f5e5dd26ed9:0x852be5ade2b98798!2m2!1d40.2935452!2d6.0076879!1m5!1m1!1s0x7988676c9659a43:0x6934a5b7207feff2!2m2!1d40.1181793!2d-6.5716166!3e0

Goulart, N. M. R. (2010). O impacto da inclusão tecnológica na instituição de educação infantil: A história que mudou a face de uma escola. [Monografia - Graduação em Pedagogia/Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS]. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39551/000825113.pdf?...1

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Tauá. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/taua/panorama

Lima, M. A. (2013, 23-26 setembro). Estágio supervisionado na educação infantil: implicação na formação inicial. Título [Apresentação oral]. XI Congresso Nacional de Educação. EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Parana. Curitiba. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7930_5005.pdf

Lima, M. S. L. (2008). Reflexões sobre o estágio/ Prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, 8(23), 195-205, jan./abr. 2008. https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4015/3931

Melo, J. A. C. de, Marinho. R. O. de., & Silva. F. A. F. (2016, 13-16 julho). Estágio supervisionado: relato de regência numa escola da rede pública de ensino fundamental do estado de Alagoas [Apresentação PÔSTER]. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo – SP. http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4947_3578_ID.pdf

Passerini, G. A. (2007). O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. [Dissertação - Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina]. Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000126402

Pimenta, S. G. (2010). O estágio na formação de Professores: unidade teoria e prática? (9ª ed). Cortez. http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/612.pdf

Ribeiro, C. V. S., & Mancebo, D. (2313). O Servidor Público no Mundo do Trabalho do Século XXI. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(1), 192-207. 2013. https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000100015

Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), 5(9), 569-584, dez. 2017. https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157/100

Silva, L. V. B. da., Monte, M. J. do., Galvão, N. M. S. dos., & Correia, J. J. A. (2017). Características Qualitativas da Pesquisa Científica: Uma visão para pesquisas qualitativas e quantitativas. Id On Line Rev. Multidisciplinar e de Psic, 11(35), 607-614, maio. 2017. https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/590/1068

Silva, M. F. A. da., & Guidotti, V. (2019). Relatório de estágio supervisionado: anos iniciais do ensino fundamental. Join, VI encontro internacional de jovens investigadores, 1-12. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/join/2019/TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID675_21082019105436.pdf

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Custodio Araujo, E. (2023). Estágio supervisionado: relato de observação e regência numa escola de ensino fundamental em Tauá-CE, Brasil. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2304