Inclusão Social na Universidade: o Plano Nacional de Educação e as metas para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1599Resumo
RESUMO: Este estudo se debruça sobre os resultados parciais do Plano Nacional de Educação 2014-2024 no que se referem às metas para a Educação Superior, demonstrando em quais aspectos e em que escala têm sido desenvolvidas, avaliando a tendência para os próximos anos e a possibilidade de efetivo cumprimento. A análise baseia-se em dados bibliográficos e em levantamento quantitativo dos números apresentados em documentos oficiais acerca do cumprimento de metas do PNE. Os resultados apontam para o cumprimento parcial ou total das metas numericamente, porém não de seus objetivos de forma completa. Propostas voltadas à inclusão social e dados relativos a este cenário são trazidos à tona neste estudo, que intenta auxiliar a compreensão do andamento das políticas e ações voltadas à expansão e qualidade no Ensino Superior no Brasil e à inclusão social neste nível de ensino neste decênio.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; PNE; Ensino Superior.
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