Inclusão Social na Universidade: o Plano Nacional de Educação e as metas para o Ensino Superior

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DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1599

Resumen

RESUMO: Este estudo se debruça sobre os resultados parciais do Plano Nacional de Educação 2014-2024 no que se referem às metas para a Educação Superior, demonstrando em quais aspectos e em que escala têm sido desenvolvidas, avaliando a tendência para os próximos anos e a possibilidade de efetivo cumprimento.  A análise baseia-se em dados bibliográficos e em levantamento quantitativo dos números apresentados em documentos oficiais acerca do cumprimento de metas do PNE. Os resultados apontam para o cumprimento parcial ou total das metas numericamente, porém não de seus objetivos de forma completa. Propostas voltadas à inclusão social e dados relativos a este cenário são trazidos à tona neste estudo, que intenta auxiliar a compreensão do andamento das políticas e ações voltadas à expansão e qualidade no Ensino Superior no Brasil e à inclusão social neste nível de ensino neste decênio.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; PNE; Ensino Superior.

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Biografía del autor/a

Alessandra Maria Martins Gaidargi-Garutti, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Pós-doutoramento em Educação e Culturas; Universidade Nove de Julho (UNINOVE); São Paulo, SP; Brasil.

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Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Gaidargi-Garutti, A. M. M. . (2021). Inclusão Social na Universidade: o Plano Nacional de Educação e as metas para o Ensino Superior. Diversitas Journal, 6(1), 1519–1533. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1599