Ferramentas Educativas e Tecnológicas na Prevenção de Parasitoses na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3193Palabras clave:
Educação , Parasitologia, Atividades lúdicasResumen
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca a inclusão de indivíduos que aderiram a evasão escolar proporcionando-lhes oportunidades educacionais. Nesse processo, a introdução de ferramentas didáticas e atividades lúdicas é essencial, pois desperta o interesse e a compreensão para o aprendizado. A integração de tecnologias digitais na educação é vista como uma maneira de transformar o processo de aprendizagem, proporcionando métodos mais interativos e eficazes, com destaque para os jogos digitais como ferramentas pedagógicas que oferecem experiências de aprendizado significativas. Um estudo com estudantes da EJA em uma escola municipal em Maceió, Alagoas, entre julho e agosto de 2023, explorou métodos educacionais no ensino de parasitoses intestinais. As atividades, incluindo a construção de maquetes e jogos didáticos, não apenas despertaram o interesse dos estudantes, mas também promoveram a conscientização sobre medidas preventivas, como a higiene, destacada por 33% dos estudantes. No quiz aplicado, as respostas corretas variaram entre 36,5 e 59,6% dos participantes, e 67% dos alunos participaram do jogo educativo, demonstrando interesse nessas atividades lúdicas. A pesquisa destacou a importância de abordagens educacionais inovadoras e práticas, ressaltando o papel do professor e da escola como agentes transformadores, como também, estimulando o aprendizado e desenvolvendo habilidades
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