Formação do preço de venda: um estudo com avicultores familiares inseridos PAF
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1499Resumo
RESUMO: A contabilidade rural não deve ser apenas usada com a finalidade fiscal, visto que esta é também uma ferramenta de gestão. Assim, o trabalho objetiva investigar como é determinado o preço de venda dos ovos de galinhas caipira, pelos produtores de Santana do Ipanema – AL inseridos no Programa de Avicultura Familiar (PAF). Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem quantitativa e qualitativa, dentre os procedimentos adotados foi realizada busca de informações na Cooperativa de avicultores e na Secretaria de Agricultura de Santana do Ipanema, em um segundo momento foi concretizada 44 entrevistas semiestruturada com os avicultores ativos no PAF. Constatou-se que os avicultores familiares estudados afirmam que não têm conhecimento sobre contabilidade e sobre nenhum método de mensuração dos custos de produção, assim não utilizam as informações contábeis e de custos para auxiliarem na formação do preço de venda dos seus produtos. Portanto, o preço de venda praticado é determinado pela cooperativa de avicultores que se baseia no levantamento de custos realizado pela assistência técnica ofertada aos cooperados.
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade Rural. Avicultura Familiar. Contabilidade de Custos.
Métricas
Referências
ABRAMOVAY, R. Relatório Institucional da Secretaria da Agricultura Familiar. Brasília: PNUD, Projeto BRA-98/012, junho/2002, Relatório de Pesquisa.
BUARQUE, C. Avaliação econômica de projetos: uma apresentação didática. 8.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 266p.
BRUNI, A. L. FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicação na calculadora HP. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
CALDERELLI, A. Enciclopédia contábil e comercial brasileira. 28. ed. São Paulo: CETEC, 2003.
CARVALHO, F. B. STRINGHINI, J. H.; LEANDRO, N. S. M.; JARDIM FILHO, R. M.;
CREPALDI, S. A. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 7. ed. revista, atualizada -São Paulo: Atlas, 2012.
DEL GROSSI, M. E. ; MARQUES, V. Agricultura familiar no censo agropecuário 2006: o marco legal e as opções para sua identificação. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRJ), v. 18, p. 127-157, 2010.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa –teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DIAS FILHO, J. M; NAKAGAWA, M. A contabilidade sob o enfoque sociológico: uma abordagem das teorias semióticas e da comunicação. 2012. Disponível em: Acesso em 31. Jan. 2017.
IBGE, Censo 2010. Disponível em: < www.ibge.gov.br>. Acesso em 28 de novembro de 2019.
INSTITUTO GLOBO AVES, Instituição sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento da avicultura familiar. Disponível em < http://www.institutogloboaves.org.br/?page_id=340>. Acessado 18 dezembro de 2019.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LEONE, G. S. Custos um enfoque administrativo. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
MARION, J.C. Contabilidade Empresarial. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.7
MARTINS, E. Contabilidade de custos: inclui o ABC. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MÜLLER, A. L. Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar. Relatório de Consultoria. Brasília, 2010, p.301.
PEREZ JR., J. H. OLIVEIRA, L. M. de; COSTA, R. G. Gestão estratégica de custos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SANTOS, R.V. dos. Modelos de decisão para gestão de preço de venda. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo.
SARDINHA, J. C. Formação de preço: a arte do negócio. São Paulo: Makron Books, 1995.
SIQUEIRA, A. F. Criação, Manejo e Comercialização de Galinhas Caipiras e Ovos. PEC Nordeste. 27p. 2006.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2013.
TRINDADE, M et.al. O custo da qualidade: um estudo exploratório das indústrias do setor textil. RBAC, Anpad, Rio de Janeiro, v.1, n.2, 1995.
VEIGA, J.E da V.A opção pela agricultura familiar. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v.25, n. 3, p. 127-146, nov. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alisson Lino de Lima, Tatiana Frey Biehl Brandão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”