Necessidades nutricionais de vacas leiteiras: criação de aplicativo para cálculos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1693Resumen
RESUMO: O sistema NRC determina as necessidades nutricionais dos animais a partir de cálculos padronizados de acordo com a finalidade da criação e outros dados dos animais. No entanto, nem todos os criadores e muitos técnicos têm dificuldade em utilizar corretamente tal padrão. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o objetivo de fundamentar e executar a elaboração de um aplicativo para android que tenha como principal funcionalidade o cálculo das necessidades nutricionais para vacas leiteiras. Metodologicamente o trabalho se desenvolveu por meio de pesquisas bibliográficas para determinar os critérios a serem utilizados nos cálculos das necessidades alimentares dos animais escolhidos para o estudo. Em seguida, fundamentada a escolha do NRC como base para tais cálculos, desenvolveu-se o aplicativo que pode ser instalado e executado em aparelhos que possuam sistema android e a partir do fornecimento dos dados dos animais a serem alimentados, o aplicativo apresenta como resultado as necessidades nutricionais. A possibilidade de o criador ter à mão um sistema que facilita a alimentação de seu rebanho contribui para uma maior lucratividade e qualidade da criação.
PALAVRAS-CHAVE: Nutrição; Cálculo de Ração; Produção.
Métricas
Citas
BUENO, P. R.B, et al. Valor econômico para componentes do leite no Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v33, n.6, p. 2256-2265, 2014. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbz/v33n6s3/23427.pdf >. Acesso em 23 nov. 2019.
COSTA, V.S. et al. Análise de custos a partir da cadeia do valor do leite e seus derivados na região Seridó do Rio Grande do Norte. Revista Ambiente Contábil, Natal, v.7, n.1, jan-jun., 2015. Disponível em . Acesso em 25 nov. 2019.
DAL’AGNOL, S. Avaliação do aplicativo de tecnologia móvel android C7 leite: Zootecnia de precisão. Dissertação -Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria –RS, 2016. Disponivel em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/4835/DAL%20AGNOL%2c%20SIDNEI.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 31 de janeiro de 2020.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA –EMBRAPA. Gado do Leite –Importância Econômica. Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/ Acesso em 9 dez. 2019.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). Dairy Production and Products –Milk Production. Disponível em: http://www.fao.org/dairy-production-products/en/#.V3AZwbgrLIV Acesso em 24 nov. 2019.
GONÇALVES, L. C.; BORGES I.; FERREIRA, P. D. S. Alimentação de Gado de Leite. Belo Horizonte, FEPMVZ, 2009.
LOPES, A. D. Caracterização de unidades produtoras de leite na área de abrangência do escritório de desenvolvimento rural de Jaboticabal –SP. 2017. Dissertação –Departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Adriano Medeiros Alves da Silva, José Crisólogo de Sales Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”