Concepções prévias de estudantes de ensino médio sobre genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem

Autores/as

  • Jakeline Moreira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Magnólia de Araújo Campos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ruana Carolina Cabral da Silva
  • José Jailson Lima Bezerra Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • José Lucas de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-893

Resumen

O ensino e aprendizagem de Genética são desafiadores na Biologia, tanto para o aluno quanto para o professor. Neste sentido, o uso de mapas conceituais como estratégia didática poderá auxiliar significativamente a minimizar esta lacuna. Neste trabalho avaliou-se o conhecimento de estudantes de terceiro ano do Ensino Médio, em três escolas estaduais, localizadas nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, acerca de conteúdos de genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem. O acesso às informações ocorreu por meio da aplicação de questionário semiestruturado a 72 estudantes das três escolas. Observou-se que o DNA e RNA estão entre os assuntos mais lembrados e associados pelos estudantes. As respostas dos discentes revelaram suas limitações no que diz respeito aos assuntos de Genética. Embora sejam capazes de interligar alguns conceitos, estes foram associados dois-a-dois e em torno de 10 temas dos 26 abordados. Mapa conceitual é uma estratégia didática que muitos entrevistados possuem noções de conhecimento e têm interesse em usar na aprendizagem de genética. Portanto, a construção de mapas genéticos aplicáveis ao ensino-aprendizagem de genética possui relevância e interesse.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Jailson Lima Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Doutorando em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2020-07-06

Cómo citar

Silva, J. M. da, Campos, M. de A., Silva, R. C. C. da, Bezerra, J. J. L., & Araújo, J. L. de. (2020). Concepções prévias de estudantes de ensino médio sobre genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem. Diversitas Journal, 5(3), 2057–2069. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-893