Entre a racionalidade parnasiana e o misticismo simbolista: uma análise de Musa Impassível I, de Francisca Júlia

Autores/as

  • Eliene Farias da Silva Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Eliane Bezerra da Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.852

Resumen

Este artigo discute as influências parnasiana e simbolista no poema Musa Impassível I, de Francisca Júlia (1874 -1920). O percurso teórico-metodológico partiu da pesquisa bibliográfica e da abordagem qualitativa apoiada em leituras e reflexões de autores como Almeida (2009), Candido & Castello (2007), entre outros. Com base no conteúdo abordado, concluiu-se que a influência parnasiana reside desde o aspecto formal do soneto – o ideal por excelência dos parnasianos – até os aspectos temáticos do poema, tendo em vista que o soneto em estudo aborda conceitos e regras para o próprio fazer poético. Já a influência simbolista, do mesmo modo que acontece com a parnasiana, também pôde ser evidenciada na temática do soneto, todavia com algumas divergências, tendo em vista que a abordagem realizada pela autora não se limita aos requisitos formais dos procedimentos poéticos. Muito pelo contrário, a poetisa mescla diversos temas, a exemplo da fé e da história de personagens da narrativa bíblica. Além disso, na construção simbolista, ficou evidente a preferência por tons claros, como se pôde perceber na escolha do adjetivo “cândido”.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eliane Bezerra da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção - UAA. Mestra em Letras área de concentração em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. É Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas, Campus I, Arapiraca, Alagoas; atuando tanto na Graduação em Letras quanto na Especialização em Linguagem.

Publicado

2019-10-03

Cómo citar

Silva, E. F. da, & Silva, E. B. da. (2019). Entre a racionalidade parnasiana e o misticismo simbolista: uma análise de Musa Impassível I, de Francisca Júlia. Diversitas Journal, 4(3), 1037–1052. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.852

Artículos más leídos del mismo autor/a