O debate distorcido e mal pronunciado sobre a intolerância de gênero nas ágoras sociais – escolas

Autores/as

  • Filipe Torres de Melo Universidade Estadual de Alagoas
  • Kaline Pacífico de Araújo Santos UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.753

Resumen

No âmbito educacional, a intolerância envolvendo as minorias, principalmente as não heteronormativas, mostrou ser de grande relevância mundial devido ao fato de ter passado por constantes mudanças, sendo elas positivas ou negativas e, muitas vezes, independentes da aceitação popular, gerando uma série de fenômenos, que, posteriormente, resultaram numa série de leis e garantias na contemporaneidade. À luz disso, diversos filósofos, como Michel Focault e Paulo Freire, dedicaram-se a escrever trabalhos sobre o papel da escola dentro do corpo social, pondo em pauta a questão do ser intolerante – algo extremamente visto dentro do seio escolar - em relação aos que possuem determinações sexuais diferentes, uma vez que a escola tem papel fundamental como agente construtor, coesivo e harmônico. Por esse motivo, surge a necessidade de se estudar acerca do avanço das minorias homoafetivas no que diz respeito à sua vivência dentro do sistema educacional brasileiro, bem como os desafios de convivência com os que enxergam a desigualdade como fator negativo, algo que se reflete tanto na aprendizagem quanto nas relações sociais do educando.

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Biografía del autor/a

Filipe Torres de Melo, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando em Direito pela UNEAL (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) e em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em sala de aula, principalmente no que tange à produção textual, com "expertise" no tipo dissertativo-argumentativo, leciona Redação e Língua Portuguesa para concursos e vestibulares.

Kaline Pacífico de Araújo Santos, UNEAL

Professora do Bacharelado de Direito, Campus VI, Uneal, Maceió – Brasil.

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Publicado

2019-10-02

Cómo citar

de Melo, F. T., & Santos, K. P. de A. (2019). O debate distorcido e mal pronunciado sobre a intolerância de gênero nas ágoras sociais – escolas. Diversitas Journal, 4(3), 969–987. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.753