Compreensão sobre o bullying em escolas de educação básica de Arapiraca/AL: semelhanças e dissonâncias

Autores/as

  • José Cleferson Alves Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
  • João Paulo de Oliveira Nunes
  • Lica Lorraynne Correia Araújo
  • Cícera Lopes dos Santos
  • Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-697

Resumen

RESUMO: O bullying é um problema de saúde pública presente principalmente em escolas. Diante disso, este trabalho buscou identificar as semelhanças e dissonâncias a respeito da compreensão de estudantes do ensino fundamental e médio sobre bullying em escolas de Arapiraca-AL. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que foi realizado em quatro escolas da rede pública de Arapiraca-AL, duas de ensino fundamental e duas de ensino médio no período de novembro 2016 a agosto de 2017. Foram realizadas visitas e ações educativas nas escolas, sendo aplicadas enquetes que obteve a participação de 516 alunos com faixa etária de 10-29 anos. A temática do bullying foi apresentada utilizando banner e foram adotadas fichas de vivências durante as intervenções. Os dados coletados foram tabulados em planilha do Microsoft Office Excel, versão 2013. Os alunos demonstraram interesse pela temática e relataram da necessidade de abordagem nas escolas. Os dados das enquetes refletiram que é essencial que se tenha outros momentos nas escolas para discussões e sensibilização sobre o tema. Em todas as escolas o bullying se faz presente, mas geralmente consideram a prática como brincadeira. Nesta perspectiva, intervenções se mostram como uma ferramenta importante para se fazer uma análise prévia da temática na escola. Diante do exposto, é relevante destacar que independentemente do nível escolar os alunos possuem pouco conhecimento sobre o tema, porém, o interesse foi evidente, o que pode facilitar futuras intervenções. Ademais, as escolas podem fazer parcerias com a secretaria de saúde, para promover acompanhamento psicológico com os alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Violência escolar, ação educativa, sensibilização.

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Publicado

2020-04-07

Cómo citar

Silva, J. C. A. F. da, Nunes, J. P. de O., Araújo, L. L. C., Santos, C. L. dos, & Bezerra, M. L. de M. B. (2020). Compreensão sobre o bullying em escolas de educação básica de Arapiraca/AL: semelhanças e dissonâncias. Diversitas Journal, 5(2), 876–887. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-697