Brincando e aprendendo com o faz de conta

Autores/as

  • Claudiene Cordeiro Leandro Bispo Univerdade de Desarrollo Sustentable - UDS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.677

Resumen

Este artigo versa sobre uma pesquisa que tem como objetivo analisar a relação entre a brincadeira de faz de conta e o processo de desenvolvimento da criança. A fundamentação teórica apoia-se nos postulados de Vygotsky[1]e seus colaboradores, em suas contribuições sobre o brincar e os elementos que lhe possibilitam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Como procedimentos metodológicos a pesquisa envolveu a observação sistemática de situações de brincadeira livre entre crianças de 3, 4 e 5 anos em uma instituição pública de Campo Alegre - Alagoas. Estruturou-se um ambiente a partir de áreas de interesse das crianças, tais como: casinha, computador, música, leitura, fantasia e beleza. Foram realizadas seis sessões que foram vídeo gravadas. Cada sessão durou em média 20 a 30 minutos. Os dados foram analisados segundo os fundamentos teóricos adotados para esta investigação. As análises indicam que há relação entre o jogo simbólico e o desenvolvimento da criança, que esta se desenvolve na interação social, resolve seus conflitos e supera seus limites conforme as situações de brincadeiras que ela vivencia.

[1] Há uma discordância entre tradutores das obras desse autor, por essa razão encontramos seu nome escrito de formas diferentes. Optamos por manter a escrita em consonância com as obras mais citadas: “Vygotsky”, salvo os momentos de citação ou quando se faz referência a alguma obra específica, no qual a escrita do nome do autor esteja posta de modo diferente.

 

Métricas

Visualizações em PDF
761
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202672
|

Biografía del autor/a

Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Univerdade de Desarrollo Sustentable - UDS

Doutoranda e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable – UDS, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Há 22 anos atuando na área de Educação, com ênfase em Docência (da Educação Infantil ao Ensino Superior), Coordenação Pedagógica e Formação para professores da Educação Básica. Autora de artigos e capítulos de livros nas áreas de sua atuação, tem apresentado seus trabalhos em congressos no Brasil e no exterior. Natural de Alagoas, casada e mãe de dois filhos.

Citas

BRASIL: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.

COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. Educação Infantil: espaço de educação e cuidado. GT: Educação de crianças de 0 a 6 anos. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu/ MG: 29 de setembro a 02 de outubro de 2002.

FERREIRA, Manuela. Do “Avesso” do Brincar ou… as Relações entre Pares, as Rotinas da Cultura Infantil e a Construção da (s) Instituinte (s) das Crianças no Jardim-de-Infância. Porto: Asa, 2004.

LEONTIEV, A.N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L.S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone,1998.

OLIVEIRA, Zilma de Morais Ramos. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

2018-12-07

Cómo citar

Bispo, C. C. L. (2018). Brincando e aprendendo com o faz de conta. Diversitas Journal, 3(3), 726–740. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.677