Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar

Autores/as

  • Elaine Cristine do Amarante Matos UFS
  • Paulo Heimar Souto UFS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.676

Resumen

Resumo: Além de refletir problemas ambientais, a Educação Ambiental também discute as relações sociais, econômicas e culturais com o ambiente, do ponto de vista ético e cidadão. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as representações sociais de ambiente de alunos do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe. Escolheu-se as representações sociais porque são princípios organizadores que regulam as ações no cotidiano, sendo, portanto, adequadas para subsidiar as discussões que permeiam a temática cidadania e ambiente. Para tanto, utilizou-se questionários com a técnica de associações de palavras com o termo indutor "Ambiente", como também se indagou aos alunos a importância do ambiente em seu cotidiano. Além disso, para subsidiar uma melhor análise das representações dos alunos, realizou-se entrevista com uma das gestoras do CODAP, somada à análise do Projeto Pedagógico do Colégio vigente, dando ênfase à abordagem da Educação Ambiental. Em relação às respostas dos alunos, observou-se que se sentem parte do ambiente, mas que não estabelecem conexões mais profundas entre a questão ambiental e as conjunturas política, social, econômica, filosófica da mesma. Esta visão mais ampliada e crítica também não foi apresentada pela gestora do colégio em seus posicionamentos. Assim, observa-se que é necessário que a instituição escolar objeto da pesquisa, reveja o Projeto Pedagógico no tocante à EA, tanto para atendimento da legislação atual, como também para prover uma formação cidadã mais completa para seus alunos.  

Palavras-chave: Currículo, Educação Ambiental, Representações Sociais.

 

Abstract: In addition to reflecting environmental problems, Environmental Education also discusses social, economic and cultural relations with the environment from an ethical and citizen point of view. In this sense, this work had as objective to analyze the social representations of environment of students of the Colégio de Aplicação (CODAP) of Universidade Federal de Sergipe. The social representations were chosen because they are organizing principles that regulate the actions in the quotidian, being, therefore, adequate to subsidize the discussions that permeate the citizenship and environment theme. For that, questionnaires were used with the word association technique with the term inductor "Environment", as well as the students were asked the importance of the environment in their daily life. In addition, in order to support a better analysis of the students' representations, an interview was conducted with one of the managers of CODAP, in addition to the analysis of the current College's Pedagogical Project, emphasizing the Environmental Education approach. Regarding the students' responses, it was observed that they feel part of the environment, but do not establish deeper connections between the environmental issue and the political, social, economic, and philosophical conjunctures of the environment. This broader and more critical view was also not presented by the management of the college in its positions. Thus, it is observed that it is necessary for the school institution that is the object of the research to review the Pedagogical Project in relation to EE, both to comply with current legislation and to provide a more complete citizen education for its students.

Keywords: Curriculum, Environmental Education, Social Representations.

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Biografía del autor/a

Paulo Heimar Souto, UFS

Licenciado em História e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Educação (Campus São Cristóvão) da Universidade Federal de Sergipe desde 1996 (no período de 1994 a 1995 fui professor substituto no mesmo departamento) . Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em História desde 2016 e coordenador desde agosto de 2017. Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe desde 04/2018. Integro o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis desde junho/2018. Atuo na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino de História e Didática.Coordenei a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, da Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação/UFS durante setembro de 2016 a setembro de 2017. Desenvolvo pesquisas nas áreas de políticas públicas educacionais, história oral, formação docente, currículo e ensino. Atuei na avaliação de livros didáticos de História - PNLD - em 2008 (Parecerista), 2010 (Coordenador Adjunto), 2015 (Assessoria Pedagógica de Livros Regionais) e 2017 (Coordenador Pedagógico do Ensino Médio). Coordenei o Projeto de Qualificação Docente (PQD) da UFS/SEED/FAPESE, no período de agosto de 1997 até agosto de 2004. Exerci a coordenação da Tutoria da Educação a Distância - CESAD/UAB/UFS, no período de 03/2008 a 10/2008.Dirigi o Departamento de Apoio Pedagógico - DEAPE/PROGRAD, no período de 12/2008 a 12/2011. No período de 12/2011 a 11/2012, exerci o cargo de Pró-Reitor de Graduação na UFS. Integrei a equipe de Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Escolar-2011/2012 (pós-graduação lato sensu) da Rede Nacional Escola de Gestores da Educação Básica-MEC, onde também o exerci a docência (2011), orientei TCC e participei de bancas de defesas (2012/13). Exerci a coordenação geral do 1º Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe. Exerci a coordenação geral e adjunta do PRODOCÊNCIA/CAPES/MEC da UFS, no período de 16.02.2009 a 08.04.2013. Exerci a docência de História, O.S.P.B e Moral e Cívica na Secretaria de Estado de Educação de Sergipe, no período de 11.11.1988 a 15.07.1996 (1º e 2º Graus) . Ministrei as mesmas disciplinas na rede privada de ensino (Aracaju), no período de 01.03.1988 a 03.08.1989.

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Publicado

2018-12-07

Cómo citar

Matos, E. C. do A., & Souto, P. H. (2018). Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar. Diversitas Journal, 3(3), 741–760. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.676