Hora da diversão: jogos como ferramenta na alfabetização pós isolamento social pandêmico na Amazônia Amapaense

Autores/as

  • Caio Eduardo Damasceno Pantoja UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
  • Clodoaldo Marques da Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
  • Ângela do Céu Ubaiara Brito UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2188

Palabras clave:

LUDICIDADE, PÂNDEMIA, LEITURA, ESCRITA, BRINCAR

Resumen

O presente relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas a partir do programa Residência Pedagógica que, por sua vez, visa estimular e aperfeiçoar as práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura, proporcionando o acesso do acadêmico à Educação Básica. Nesse sentido, este trabalho apresenta as experiências adquiridas com o uso de jogos como ferramenta para alfabetizar crianças que tiveram prejuízos no processo de aquisição do sistema alfabético, leitura e escrita, por decorrência do isolamento social de COVID-19, o que ocasionou o afastamento presencial da escola. Após uma atividade diagnóstica, observou-se a necessidade de buscar uma ferramenta metodológica eficaz que pudesse contribuir, de forma significativa, no avanço da alfabetização dessas crianças. O relato traz autores como: Ferreiro e Teberosk (1985), Soares (2009), Kishimoto (1993), Piaget (1975) e Vygotsky (1991), para discutir sobre o tema. Os jogos foram usados em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, obtendo sucesso de alfabetização de quase 100% da turma.

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Citas

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Publicado

2022-04-02

Cómo citar

Damasceno Pantoja, C. E., Costa, C. M. da, & Brito, Ângela do C. U. (2022). Hora da diversão: jogos como ferramenta na alfabetização pós isolamento social pandêmico na Amazônia Amapaense. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2188

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP