O ensino a distância de Química em uma realidade pandêmica: as mídias digitais e suas contribuições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1869

Resumen

RESUMO: Durante o ano de 2020, o mundo entrou em isolamento social fazendo com que várias rotinas fossem modificadas, sobretudo a educação devido à pandemia do novo coronavírus. A nova realidade da educação foi utilizar o ensino a distância para continuar as práticas pedagógicas e com isso diversos recursos tiveram funções essenciais dentro das novas metodologias de ensino que foram surgindo. O trabalho a seguir aborda uma temática inovadora para o ensino de química, pois assim como outras ciências exatas, a química tem diversos fatores que dificultam o desenvolvimento de metodologias ativas, didáticas inovadoras e atrativas. Com a surpresa do ensino remoto e toda a mudança da estrutura pedagógica, a saída para fornecer uma aprendizagem significativa para os alunos foi recorrer para métodos inovadores. Diante disso, é importante entender como o universo midiático, que abrange desde as redes sociais a plataformas de filmes, músicas e series online e como isso pode ser favorável dentro do cenário educacional sobretudo diante de uma modalidade de ensino que atinge diretamente o ensino-aprendizagem. As mídias sociais e visuais, utilizadas para entretenimento pelas pessoas, são fatores essenciais para o desenvolvimento dos conteúdos, pois contextualiza com a realidade do aluno, fornecendo uma nova metodologia ativa de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia, Ensino, Coronavírus

 

ABSTRACT: During the year 2020, the world went into social isolation causing several routines to be modified, especially education due to the pandemic of the new coronavirus. The new reality of education was to use distance learning to continue pedagogical practices and, with that, several resources had essential functions within the new teaching methodologies that were emerging. The following work addresses an innovative theme for the teaching of chemistry, as, like other exact sciences, chemistry has several factors that hinder the development of active methodologies, innovative and attractive didactics. With the surprise of remote teaching and all the changing pedagogical structure, the way out of providing meaningful learning for students was to resort to innovative methods. Therefore, it is important to understand how the media universe, which ranges from social networks to online movie, music and series platforms and how this can be favorable within the educational scenario, especially in the face of a teaching modality that directly affects teaching and learning. Social and visual media, used for entertainment by people, are essential factors for the development of content, as it contextualizes with the student's reality, providing a new active teaching methodology.

KEYWORDS: Methodology, Teaching, Coronavirus.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.

LACERDA, Márcio J.; NEPOMUCENO, Erivelton G. Uma nova estratégia de controle para o lockdown na pandemia da COVID-19. Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento a Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-COVID-19) da Universidade Federal de São João del-Rei, 2020.

MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.

DUARTE, Fernando. Folha. Ranking de Países que passam mais tempo em redes sociais. Disponivel em: https://f5.folha.uol.com.br/nerdices/2019/09/brasil-e-2o-em-ranking-de-paises-que-passam-mais-tempo-em-redes-sociais.shtml.

BAREFOOT, Darren; SZABO, Julie. Manual de marketing em mídias sociais. Novatec Editora, 2016.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, p. 1-10, 2016.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Bookman Editora, 2009

CYSNEIROS, Paulo Gileno et al. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora. Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1999.

VOLPATO, Bruno. Resultados Digitais. Redes sociais mais usadas no Brasil. Disponivel em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/.%20Acesso%20em:%2003/02/2021

FERREIRA, Franscico. Academia do Aprendiz. Elixir da Longa Vida. Disponivel em: https://www.academiadoaprendiz.com.br/elixir-da-longa-vida/.

MOURA, A. & Carvalho, A. (2006). Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. In Rui José & C. Baquero , (eds), Conference on Mobile and Ubiquitous Systems (CSMU 2006)(pp. 155-158). Universidade do Minho: Braga

NOGUEIRA, Salvador. Abril. Maria Curie, a polonesa mais brilhante da história Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/marie-curie-a-polonesa-mais-brilhante-do-mundo/

LAGARTO, J. R. Inovação, TIC e sala de aula. As Novas Tecnologias e os Desafios para uma educação Humanizadora, 1, 133-158, 2013.

CIPRIANO, J. A., & Almeida, L. C. C. S. Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno. Revista CONEDU (Anais VII CONEDU), 2020.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otávio Aloisio. Ensino de química em foco. 2010.

ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins, 2001;

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Ayac, A. A. S., & Lemos, I. N. . (2021). O ensino a distância de Química em uma realidade pandêmica: as mídias digitais e suas contribuições. Diversitas Journal, 6(4), 4130–4141. https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1869