Educação de Jovens Adultos e Idosos - sujeitos de direitos de uma educação político-pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1743

Resumen

RESUMO: O presente texto resulta de estudos preliminares acerca da Educação de Jovens Adultos em um contexto que se percebe a existência e o forte discurso em defesa da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para os diversos níveis de educação Básica, elaboradas com vistas às novas demandas educacionais. Mas, vale questionar sobre o porquê a Educação de Jovens, Adultos – EJA não está sendo contemplada nesta nova implementação curricular e como fica a situação de seus sujeitos. Enquanto política pública de estado busca fortalecer os direitos de aprendizagem dos estudantes brasileiros, no entanto, não vemos contemplados os direitos dos sujeitos da EJA em consonância com as suas especificidades, inclusive, ressalta-se a discussão sobre a presença da pessoa idosa no contexto desta modalidade de ensino. A Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI é garantia do direito de acesso à educação pública e de qualidade para aqueles que não tiveram condições de estudos na idade certa, previsto na Constituição Federal de 1988 e na LDB (9394/96), como também nas demais políticas públicas. Tomou-se, ainda, documentos do GT 18 da ANPED como ponto de partida para a reflexão crítica, bem como pesquisas já realizadas com este cunho de criticidade. Na reflexão sobre a relação da EJA e da Educação Popular como política própria, com seu currículo e suas próprias referências filosóficas e políticas, bem como seus fundamentos e as estratégias didático pedagógicas, as quais estão fundamentadas na perspectiva freiriana. Assim, foi realizada a pesquisa de cunho qualitativa tipo descritiva. Enquanto aspectos conclusivos apresenta proposições de ampliar a discussão sobre a educação popular na defesa da proposta de educação para todos, destacando a importância de considerar e respeitar os sujeitos da EJA, enquanto sujeitos de direitos em contraposição aos processos de negação e exclusão que permeiam esta modalidade de ensino da educação básica. 

PALAVRAS-CHAVE: EJAI, BNCC, Direitos.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ANPED, Carta Aberta GT18sobre edital CNE sobre EJA e BNCC. Disponível em: https://anped.org.br/newsCarta Aberta do GT 18 sobre edital CNE sobre EJA e BNCC | ANPEd2020Acesso em: 11 denov.2020.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.

____. Passageiros da noite. Petrópolis/RJ: Vozes Limitada, 2017.

BRASIL, Lei no. 10.741, de 1o. de outubro de 2003–Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741compilado.htm. Acesso em: 11 de nov.2020.

____ Parecer CNE/CEB nº 15/98. Disponível em: pceb038_06.pdf (mec.gov.br)Acesso em: 02 de Nov de 2020.

____ Parecer CNE/CEB Nº: 5/2011 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/Sumário (mec.gov.br)Acesso em: 02 de nov. 2020.

____Plano Nacional de Educação. Lei 13.005/2014 Disponível em: PNE -Plano Nacional de Educação -Plano Nacional de Educação -Lei n° 13.005/2014 (mec.gov.br)Acesso em: 02 de nov. 2020.

CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da "segunda chance".2007. Disponível em: www.microsoft Word -Educação de Jovens e Adultos e Juventude -Carrano.doc (forumeja.org.br)Acesso em:02 de Nov.de 2020.

CATELLI JR, Roberto. O Não lugar da Educação de Jovens e Adultos na BNCC. 2019X.Disponível em: (35) (PDF) O NÃO-LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BNCC | Roberto Catelli Jr. -Academia.edu. Acesso em02 de dezembro de 2020.

EDUCACENSO. 2019.Disponível em: Censo Escolar -INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Acesso em 02 de dezembro de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 23ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1970.

____, P. Educação como prática da liberdade. 18. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social/ Antonio Carlos Gil. -6. ed. -São Paulo: Atlas, 2008.

HADDAD, Sérgio. Novos Caminhos em Educação de Jovens e Adultos –EJA. São Paulo: Global, 2007.

TORRES, Alfonso. Educación popular y produción de conocimiento. La Pirágua, Panamá, n.32 –2010.

TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. 1ª ed. São Paulo, SP. Atlas, 2006.

MACHADO, José Luiz de Almeida. Diretrizes curriculares nacionais para EJA e a BNCC. Planeta Educação –2018Disponível em: Diretrizes curriculares nacionais para EJA e a BNCC | Planneta Educação (plannetaeducacao.com.br)Acesso em 03de nov de 2020

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Borba, S. I. (2021). Educação de Jovens Adultos e Idosos - sujeitos de direitos de uma educação político-pedagógica. Diversitas Journal, 6(1), 1465–1477. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1743