Jogos digitais: uma proposta para o ensino da matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1598

Resumen

RESUMO: A matemática é uma das disciplinas que os alunos apresentam maior dificuldade. Por este motivo o professor precisa buscar novos recursos metodológicos a fim de incentivar os alunos a aprender matemática e tornando-a mais fácil de aprender. Os Jogos Digitais são uma das alternativas para isso ser alcançado. Portanto o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas propostas de Jogos Digitais que podem ser utilizados em aulas de matemática, a fim de tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes, colaborando assim, no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Além disso este artigo busca explorar como os Jogos Digitais podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática, quais as contribuições que estes podem trazer e de que maneiras é possível explorá-los para que o ensino-aprendizagem da matemática ocorra.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática. Tecnologias na Educação. Aprendizagem com Jogos.

Métricas

Visualizaciones del PDF
1,575
Jan 31 '21Feb 01 '21Feb 04 '21Feb 07 '21Feb 10 '21Feb 13 '21Feb 16 '21Feb 19 '21Feb 22 '21Feb 25 '21Feb 28 '21Mar 01 '214.0
| |

Biografía del autor/a

Janaina Fernanda Marcolin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda: Programa de Pós Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Brasil, 4232 - CEP 85884-000 – Medianeira - PR – Brasil.

Francisco Pereira Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Departamento Acadêmico de Computação - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Alberto Carazzai, 1.640 - CEP 86300-000 - Cornélio Procópio - PR – Brasil.

André Sandmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor de Magistério Superior, Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Brasil, 4232 - CEP 85884-000 – Medianeira - PR – Brasil.

Leandro Lima Aquino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Estudante de Engenharia de Alimentos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Av. Brasil, 4232 - CEP 85884-000 - Medianeira - PR - Brasil.

Citas

ALEXANDRE, Carla; SABBATINI, Marcelo. A contribuição dos Jogos Digitais nos processos de aprendizagem. In: Simpósio de hipertextos e tecnologias na educação, 5. 1º Colóquio Internacional de educação com Tecnologias. Aprendizagem Móvel dentro e fora da escola. Centro de convenções, UFPE/Recife, 13 a 15 –novembro/2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:Matemática. Brasília: MEC, 1998. 148 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio-ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

BREZOLIN, Ana Paula; DALLA NORA, Marcia. Jogos Matemáticos: Uma alternativa para o Ensino da Matemática (relato de experiência).IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática, 2012, UPF –Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo –RS.

DIA A DIA EDUCAÇÃO, 2020. Disponível em: <http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=48>, Acessado em: 01 mar. 2020.

DICIONÁRIO DO AURÉLIO, 2020. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/jogo>, Acessado em: 25 nov. 2019.

ESCOLA GAMES, 2020. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br>, Acessado em: 01 mar. 2020.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula.239 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2000.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

HENZ, Carla Cristina. O uso das Tecnologias no Ensino-Aprendizagem da Matemática. 2008. 29 f. TCC (Graduação Ciências Exatas e da Terra), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI -Campus de Erechim, Erechim, 2008.

MELO, Diógenes Maclyne Bezerra de; SILVA, Kátia Cilene da Silva. Jogos Digitais e Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática. III EREM –Encontro regional de Educação matemática: Diálogo de Educação Matemática e outros saberes. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mossoró -Rio Grande do Norte. 1 a 3 de out. 2011.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação (SEED). Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica para o Ensino de Matemática. Secretaria da Educação, Paraná. 2008.

PORTAL DO MEC. Avaliação Internacional. 2016.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=42741>, Acessado em: 17 de out. 2019.

RACHA CUCA, 2020. Disponível em: <https://rachacuca.com.br/jogos>, Acessado em: 01 mar. 2020.

RIBEIRO, Marjorie. Conheça dez jogos educativos online. 2013. Disponível em: <http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/02/06/conheca-dez-jogos-educativos-online-gratuitos/> Acessado em: 15 fev. 2020.

ROSSETTO, Hallynnee Héllenn Pires. Um Resgate Histórico: A Importância da História da Matemática. 2013. 38 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira –PR, 2013.

SILVA, José Augusto Florentino da. Refletindo sobre as Dificuldades de Aprendizagem na Matemática: Algumas Considerações. Universidade Católica de Brasília –UCB, Brasília, 2005.

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Marcolin, J. F., Pereira Junior, F., Sandmann, A., & Aquino, L. L. (2021). Jogos digitais: uma proposta para o ensino da matemática. Diversitas Journal, 6(1), 1564–1581. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1598