Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596

Resumen

RESUMO: O letramento matemático é indispensável aos processos educativos que têm por finalidade a formação de pessoas capazes de exercer plenamente sua cidadania. A escola contemporânea também não pode prescindir de tecnologias como a dos computadores e dos dispositivos eletrônicos móveis. Este trabalho articulou ambas as necessidades com o objetivo de desenvolver um aplicativo para auxiliar processos de ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares no Ensino Médio. Para tanto, houve a realização de pesquisas bibliográficas sobre o ensino desses tópicos da álgebra linear e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aplicação móvel utilizando a linguagem Python e a biblioteca Kivy. Foram criadas funções que permitem calcular e verificar o passo a passo dos cálculos, bem como tomar lições por meio de um chatbot, ainda uma aplicação para o balanceamento de equações químicas. Além desses usos, sugere-se uma atividade com o aplicativo, a fim de evidenciar seu potencial de incrementar aulas de matemática e estudos individuais dos alunos em tópicos de álgebra, inclusive de forma remota.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Álgebra linear.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Thiago Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Estudante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe.

Wesley Lucas Fernandes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Estudante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe; BRAZIL.

Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Docente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Viçosa; BRAZIL.

Alisson Werner Arruda de Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Docente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe; BRAZIL.

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Silva, T. R. da, Santos, W. L. F. dos, Silva, E. R. B. da, & Arruda, A. W. A. de. (2021). Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica. Diversitas Journal, 6(1), 1415–1427. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596