Limites e possibilidades da Educação Ambiental Crítica: um olhar para o licenciamento ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1586

Resumen

RESUMO: Este estudo busca compreender uma parte das complexas que estão entrelaçadas na Gestão Ambiental Pública (GAP), princípio a Educação Ambiental Crítica, como instrumento do Licenciamento Ambiental Federal de petróleo e gás (P&G), que atende às comunidades de pesca tradicionais em condição de vulnerabilidade socioambiental. Nesse sentido, o objetivo do texto é discutir os propósitos da Educação Ambiental Crítica no Licenciamento Ambiental de P&G, a partir das ações do PEA Pescarte na comunidade de Farol de São Thomé – Campos dos Goytacazes (RJ). A revisão de literatura, a aplicação de questionários e a observação participantes foram adotados como procedimentos metodológicos. O estudo evidenciou a importância da participação no protagonismo da marisqueira na tomada de decisão e ocupação das arenas de poder.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto de Educação Ambiental, participação popular, pescadores artesanais

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Publicado

2021-01-30

Cómo citar

Brito, M. do N., Soares, A. M. D., & Timóteo, G. M. (2021). Limites e possibilidades da Educação Ambiental Crítica: um olhar para o licenciamento ambiental. Diversitas Journal, 6(1), 976–998. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1586

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas