Utilização do método do caminho crítico em obras no Complexo Naval da Ilha do Governador

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1340

Abstract

 

ABSTRACT: The basic sanitation of any facility is known to have a direct impact on the quality of life of the people living or working in that space, even contributing to the preservation or degradation of the surrounding environment. Thus, this work aims to apply the critical path method to the sewage works of the Naval Complex of Ilha do Governador. It will be used the PERT / CPM, Critical Path Method, in its execution, with the purpose of monitoring the activities of the repair works. This method is based on Graph Theory and should be used strategically by the manager, as it indicates the set of activities that cannot be delayed, otherwise the project will be delayed. Regarding the methodology, the present research can be classified as exploratory and case study. With the advent of this study, the possibility of returning the functionality of the sanitary sewage network of the mentioned Naval Complex is envisaged, maintaining all the operating characteristics of the original system, recovering the equipment systems of the existing lift and contributing to the reduction of pollution of the waters bordering the facilities. The study is divided into five sections namely: Introduction, Problem Description, Theoretical Rationale, Critical Path Method and Final Considerations. Checking the results obtained with the use of PERT / CPM methods, it was possible to observe the importance of the Critical Path of the activities developed in the work. This research can make a significant contribution to society as the smooth running of the work in question can prevent the dumping of thousands of gallons of fresh sewage into Baía de Guanabara.

KEYWORDS: Sanitary sewage. Critical Path Method.

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Author Biographies

Cleber Nelson da Rocha das Neves, Marinha do Brasil. Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN).

Capitão-Tenente do Corpo de Fuzileiros Navais e Engenheiro Civil (Fundação Técnico Educacional Souza Marques).

Marcos dos Santos, Instituto Militar de Engenharia (IM). Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV).

Pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Doutor em Engenharia de Produção (UFF) - Linha de Pesquisa: Sistemas, Apoio à Decisão e Logística. Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (Pesquisa Operacional). Licenciado em Matemática e Especialista em Instrumentação Matemática (também -pela UFF). Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval - com habilitação em Engenharia de Sistemas. Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor colaborador da UFF, atuando no Instituto de Estudos Estratégicos (INEST UFF) e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.

Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foi gerente de projetos, pesquisador no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) de 1997 a 2007 (trabalhando durante 10 anos atividades de desenvolvimento tecnológico, nas áreas de TI, software, usabilidade interface entre outros), em 2007 foi Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas do, CASNAV. Posteriormente Vice-Diretor deste Centro (última função que assumiu) até 2008, quando se desligou do serviço ativo da Marinha. Tem experiência na área de AdministraçãoInformação (TI) e Arquitetura da Informação, com ênfase em Gestão de Risco, atuando principalmente em Decisão Multicritério, Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional de 2006 até 2012, exerceu anteriormente por Quatro anos a função de Diretor Tesoureiro. Ocupa a função de professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Foi professor horista do Ibmec (oito anos) e da Universidade Veiga de Almeida (13 anos). Foi coordenador do MBA de Governança e Tecnologia da Informação, e da Graduação de Gestão do INFNET de Janeiro a Outubro de 2010. Participou de 130 bancas de conclusão de Graduação, Mestrado, Doutorado e Exame de Qualificação para Mestrado ou Doutorado. Participou de 116 congressos e/ou simpósios, eventos nacionais e/ou internacionais. Possui 114 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e 260 artigos publicados em congressos, simpósios, eventos nacionais e internacionais. Orientou e/ou co-rientou 41 monografias de graduação, 29 dissertações de mestrado, e três monografias de especialização/aperfeiçoamento e quatro Teses de Doutorado, um PBIC e uma supervisão de Pós-doutorado.

Renato Santiago Quintal, Professor do Magistério Superior da Escola Naval (EN)

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari (PPGAD/Univates). Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FAF-UERJ); Especialista em Educação Tecnológica (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET-RJ); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IE-UFRJ); Especialista em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas/FGV); Bacharel em Direito (Faculdade Nacional de Direito/UFRJ); Bacharel em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval/EN); Licenciado em Pedagogia (UNIRIO); e Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes/UCAM).

Published

2021-01-26

How to Cite

Neves, C. N. da R. das, Santos, M. dos ., Gomes, C. F. S. ., & Quintal, R. S. (2021). Utilização do método do caminho crítico em obras no Complexo Naval da Ilha do Governador. Diversitas Journal, 6(1), 396–410. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1340

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