Desenvolvimento de aplicativo móvel de medição de trabalho para estudantes de engenharia industrial usando o modelo ADDIE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3196

Palavras-chave:

Educação em engenharia, aceitação de tecnologia, facilidade de uso percebida, utilidade percebida

Resumo

Para ter sucesso acadêmico no Ensino Superior, um aluno que cursa Engenharia Industrial deve aprofundar sua compreensão dos cursos básicos. O uso de aplicativos móveis em sala de aula está se tornando uma prática comum no novo normal. No entanto, uma conexão de internet ruim pode causar problemas e deixar os alunos menos motivados a assistir às aulas. Este estudo tem como objetivo ajudar os alunos a lidar com a disciplina de Medição de Trabalho integrando-a a um aplicativo móvel. Medição de Trabalho é um curso fundamental em Engenharia Industrial que define um tempo padrão para uma tarefa para aumentar a produtividade. O desenvolvimento do aplicativo móvel educacional foi guiado pelo modelo ADDIE. Há 295 entrevistados matriculados na disciplina Estudo de Trabalho. Os dados revelaram que a avaliação dos entrevistados sobre a adoção do Aplicativo Móvel de Medição de Trabalho em termos de utilidade percebida influenciou a adoção efetiva da tecnologia para operar o sistema, portanto, o aplicativo é benéfico para os alunos, pois permite que eles acessem o material instrucional sempre que quiserem, de qualquer local, conforme sua conveniência. A facilidade de uso percebida na adoção da tecnologia é determinada pela facilidade de uso com a facilidade de navegação, o que traz uma sensação agradável aos usuários.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aura Marie Novesteras, Quezon City University. Quezon City, Philippines

0009-0002-2936-1160; Quezon City University. Quezon City, Philippines. aura.marie.novesteras@qcu.edu.ph.

Niña Apusaga, Quezon City University. Quezon City, Philippines

 0009-0002-6233-0470; Quezon City University. Quezon City, Philippines. nina.apusaga@qcu.edu.ph.  

Referências

Bahinting, M. A., Ardiente, M., Endona, J., Herapat, M. A., Lambo, D., Librea, H. J., ... & Minyamin, A. (2022). Stronger than the Internet Connectivity: A Phenomenology. Psychology and Education: A Multidisciplinary Journal, 2(6), 465-476. https://scimatic.org/storage/journals/11/pdfs/395.pdf

Bala, K., Sharma, S., & Kaur, G. (2015). A study on smartphone based operating system. International Journal of Computer Applications, 121(1). https://shorturl.at/bovCI

Budoya, C., Kissaka, M., & Mtebe, J. (2019). Instructional design enabled agile method using ADDIE model and feature driven development method. International Journal of Education and Development using ICT, 15(1). https://www.learntechlib.org/p/209737/

Demir, K., & Akpinar, E. (2018). The Effect of Mobile Learning Applications on Students' Academic Achievement and Attitudes toward Mobile Learning. Malaysian Online Journal of Educational Technology, 6(2), 48-59. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1174817.pdf

Gambo, J. M., Bahreman, N. T., Watties-Daniels, D., Neal, M., & Swoboda, S. M. (2017). Can mobile technology enhance learning and change educational practice?. CIN: Computers, Informatics, Nursing, 35(8), 375-380. DOI: 10.1097/CIN.0000000000000380

Hidayanto, D. R., Rahman, E. F., & Kusnendar, J. (2017, October). The application of ADDIE model in developing adventure game-based multimedia learning to improve students' understanding of basic programming. In 2017 3rd International Conference on Science in Information Technology (ICSITech) (pp. 307-312). IEEE. DOI: 10.1109/ICSITech.2017.8257130

Hwang, G. J., & Chang, H. F. (2011). A formative assessment-based mobile learning approach to improving the learning attitudes and achievements of students. Computers & Education, 56(4), 1023-1031. doi:10.1016/j.compedu.2010.12.002

Kanawaty, G. (Ed.). (1992). Introduction to work study. International Labour Organization.

Lapitan Jr, L. D., Tiangco, C. E., Sumalinog, D. A. G., Sabarillo, N. S., & Diaz, J. M. (2021). An effective blended online teaching and learning strategy during the COVID-19 pandemic. Education for Chemical Engineers, 35, 116-131. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7847201/

Peterson, C. (2003). Bringing ADDIE to life: Instructional design at its best. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 12(3), 227-241. https://www.learntechlib.org/p/2074/

Ramayah, T., & Suki, N. M. (2006). Intention to use mobile PC among MBA students: implications for technology integration in the learning curriculum. UNITAR e-Journal, 2(2), 30-39.

Revythi, A., & Tselios, N. (2019). Extension of technology acceptance model by using system usability scale to assess behavioral intention to use e-learning. Education and Information technologies, 24, 2341-2355. https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-019-09869-4

Šumak, B., & Šorgo, A. (2016). The acceptance and use of interactive whiteboards among teachers: Differences in UTAUT determinants between pre-and post-adopters. Computers in Human Behavior, 64, 602-620. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563216305271

Šumak, B., Heričko, M., Pušnik, M., & Polančič, G. (2011). Factors affecting acceptance and use of Moodle: An empirical study based on TAM. Informatica, 35(1) https://informatica.si/index.php/informatica/article/download/336/335

Zhai, X., & Shi, L. (2020). Understanding how the perceived usefulness of mobile technology impacts physics learning achievement: A pedagogical perspective. Journal of Science Education and Technology, 29, 743-757. https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-020-09852-6

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

Novesteras, A. M., & Apusaga, N. (2025). Desenvolvimento de aplicativo móvel de medição de trabalho para estudantes de engenharia industrial usando o modelo ADDIE. Diversitas Journal, 10(special_1). https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3196