Uma escuta para pensar a formação de professores em contextos inclusivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1672

Resumo

RESUMO: Este artigo proporciona uma discussão que emerge, no percurso da docência universitária, frente aos desafios e às expectativas que a prática docente impõe aos futuros professores. Nesse percurso, um dos aspectos que chama a atenção dos docentes/pesquisadores da área da inclusão escolar é a dificuldade comumente enfrentada na efetividade da inclusão e da escolarização dos alunos com deficiência e, ainda, como os estudantes constroem, durante sua formação inicial, um conhecimento teórico e prático favorável ao trabalho, com esses alunos, nas escolas regulares de ensino. Assim, essa pesquisa, oriunda de um projeto de PIBIC, já concluído da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), tem por objetivo: problematizar a formação inicial de professores em contextos inclusivos, considerando a inclusão escolar de alunos, com deficiência, nas escolas de educação básica. Na metodologia, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada, por meio de duas rodas de conversa, com 21 alunos dos cursos de licenciatura da UNEAL. O diário de campo e a escrita de uma carta foram utilizados para registrar as conversas e as experiências com os licenciandos. Os resultados apontam para a importância de momentos nos quais todas as licenciaturas pudessem juntas tratar das lacunas existentes nos cursos, pois, segundo os estudantes, a falta de disciplinas pedagógicas, com um viés inclusivo, nos cursos de licenciatura, implica, diretamente, no profissional que eles se tornarão. Os resultados dizem, ainda, o quanto a troca de experiências/informações que esses momentos propiciam é relevante e somam na formação dos futuros docentes. Desse modo, concluímos que uma formação voltada, para aspectos relativos à inclusão, responde de forma efetiva aos desafios de uma educação que tem, como meta, o acolhimento e a escolarização de cada aluno que frequenta as escolas, o que pressupõe, consequentemente, um olhar cuidadoso para a formação inicial de professores, convocando as instituições de ensino superior a rever as formações oferecidas nos seus cursos.

PALAVRAS-CHAVE: Aluno, Deficiência, Inclusão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, vol. 33, núm. 3, septiembre-diciembre, 2010, pp. 174-181. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84816931002. Acesso em: 30 jan. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n 2 de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 30 out. 2018.

BRASIL. Parecer CNE/CEB n 13 de 3 de junho de 2009. Disponível em: portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb013_09_homolog.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/ CEB n 4 de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

BALBINO, Elizete Santos; BARBOSA, Amanda Magalhães, ZACARIAS, Jaqueline da Cruz. Formação docente com ênfase na alfabetização e inclusão de crianças com autismo: dialogo entre escola, universidade e Trate. Revext.Revista de extensão da Universidade Estadual de Alagoas –UNEAL,v.01, 2015 –Arapiraca: Eduneal, 2015.

BALBINO. Elizete Santos et al. A formação inicial do professor frente à inclusão e à aprendizagem das crianças com autismo: primeiras aproximações. In: XII congresso nacional de educação –EDUCERE, O V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente –SIPD-Cátedra UNESCO e o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação –SIRSSE. Curitiba, 2015. Anais Eletrônicos... Paraná, PUC, 2015.p. 1236-1250. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18861_10163.pdf. Acesso em: 01 fev. 2019.

BRABO, Gabriela Maria Barbosa. A formação docente inicial na perspectiva da educação inclusiva: com a palavra, o professor formador. 37ª Reunião Nacional da ANPEd –04 a 08 de outubro de 2015, UFSC –Florianópolis. Disponível em: www.anped.org.br › biblioteca › item › formacao-doce.... Acesso em: 23 jul. 2020.

CAETANO, Andressa Mafezoni. A formação inicial de professores na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência: o curso de pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo. 2009, 238f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009. Disponível em: Disponível em: portais4.ufes.br/posgrad/teses/nometese_36_ANDRESSA%20MAFEZONI%20CAETAN.... Acesso em:30 out. 2018.

CARVALHO, Raquel Aparecida de; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Panorama da pesquisa sobre formação de professores no brasil presente em periódicos da área de educação: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2016. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.4, p. 106-118, jul./set., 2018. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/download/1254/945. Acesso em: 30 jan. 2019.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GATTI, Bernadete. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.

MELO,Maria Cristina de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014. Disponível em: periodicos.uem.br › Capa › v. 4, n. 2 (2014) › Henares de Melo. Acesso em: 25 jul. 2020.

MICHELS, Maria Helena. A formação de professores para a Educação Especial no Brasil. In: ______. (Org). A formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017. Disponível em: 60 gepeto.ced.ufsc.br/files/2018/03/Livro-Maria-Helena_Formacao-2017.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019. p. 23-58.

MONICO, Patrícia Aparecida; MORGADO, Liz Amaral Saraiva; ORLANDO, Rosimeire Maria. Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: levantamento de produções. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Número Especial, 2018: 41-48. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572018000400041&script=sci...tlng..... Acesso em: 12 jul. 2020.

MORAES, Ana Alcídia Araújo.Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa. Interface -Comunic., Saúde, Educ., v.10,n.19, p.169-84, jan/jun 2006.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100012. Acesso em: 12 ago.2020.

MOSCHEN, Simone Zanon; VASQUES, Carla K. ; FRÖHLICH, Cláudia Bechara. Psicanálise, educação especial e formação de professores: construções em rasuras. In: VASQUES, C. K.; MOSCHEN, S. Z. (Orgs.). Psicanálise, educação especial e formação de professores: construções em rasuras. 2. ed. –Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017. p. 11-28.

PINTO, Keila Santos. Desdobramentos das escritas de educadoras nos espaços de formação na escola. 2016, 190f. Dissertação (Mestradoem Educação) –Universidade Estadual Paulista,Instituto de Biociências de Rio Claro/ São Paulo, 2016. Disponível em: repositorio.unesp.br › bitstream › pinto_ks_me_rclaPDF. Acesso em: 12 Ago.2020.

PLAISANCE, Eric. “Não estamos preparados para isso!” –educação inclusiva e formação de professores. In: VOLTOLINI. Rinaldo (Org.). Psicanálise e formação de professores: antiformaçãodocente. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2018. p. 111-124.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARD, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009. p. 31-42.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Balbino, E. S., Santos, J. A. I. dos, & Barbosa, C. de O. (2021). Uma escuta para pensar a formação de professores em contextos inclusivos. Diversitas Journal, 6(1), 1648–1664. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1672