Competências de liderança em crises dos líderes escolares e suas estratégias de resposta à pandemia
O caso da Divisão DEPED do Norte de Sumar Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2691Palavras-chave:
modelo de metaliderança, sequencial-explicativo, competência de liderança em crise, pandemia, estratégia de respostaResumo
Com base no Modelo de Meta-Liderança de Marcus et al. (2007), conforme citado por Saltz (2017), esta pesquisa documentou e avaliou as competências de liderança em crises e as estratégias de resposta à pandemia de líderes escolares na Divisão DepEd de Northern Samar. Utilizando uma abordagem exploratória sequencial, foram adotados designs qualitativos e quantitativos. Assim, na componente qualitativa, oito (8) dirigentes escolares participaram em sessões de entrevistas presenciais, em que os temas emergentes das suas respostas evidenciaram o conceito de que os metalíderes têm um efeito superior à sua autoridade real porque exercem uma forte influência influência sobre seus seguidores, auxiliando-os na superação de obstáculos e no aproveitamento de oportunidades. Eles entenderam a natureza e o significado da situação e, para manter um grupo diversificado de pessoas no caminho certo, combinaram temas-chave que destacavam o objetivo e as ambições centrais da organização. No aspecto qualitativo, a população mais ampla de 130 respondentes respondeu a um questionário sobre competências de liderança em crise de dirigentes escolares, que revelou os seguintes resultados: “Muito Alto” em Liderança de Equipe (AWM =3,25); "Alto" em Consciência Situacional e Pensamento Integrativo (AWM =3,18); e "Alta" em Decisão e Eficácia Emocional (AWM =3,24). Além disso, os entrevistados preencheram um questionário sobre a extensão das estratégias de resposta à pandemia do líder escolar, que revelou as seguintes conclusões: Promovendo a Resiliência Organizacional, "Grande Extensão" (AWM =3,24); Atuando com Integridade, “Very Large Extent” (AWM =3,29); e Exibindo Orientação de Aprendizagem, "Grande Extensão" (AWM =2,96). com base nos resultados, o pesquisador afirma que, ao estabelecer um plano de gerenciamento de crise para uma estratégia bem-sucedida de resposta à pandemia, os líderes escolares devem priorizar os seguintes elementos: comunicação, alta produtividade, uso de tecnologia e acessibilidade. Com base nesses fatores, o atual pesquisador propõe as seguintes três áreas de foco para o plano de gerenciamento de crise: (1) estabelecer diretrizes ou políticas de trabalho remoto para professores e funcionários; (2) abraçar o trabalho remoto para chefes de departamento, mestres e pessoas focais; e (3) desenvolver reuniões virtuais inclusivas e colaborativas. O pesquisador também sugere que os administradores escolares pensem em adotar o plano de gerenciamento de crise recomendado para garantir que todos os aspectos importantes do sistema escolar sejam atendidos.
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