O Saber docente na formação de professores indígenas de Ciências: um relato de experiência no Alto Solimões, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3319Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Experiências pedagógicasResumo
Apresentamos aqui um relato de experiência pedagógico, no qual caracterizamos as atividades desenvolvidas em uma disciplina obrigatória do doutorado, com o objetivo de descrever elementos do saber docente na mediação da disciplina de Educação Ambiental e Cidadania, apresentando conceitos e reflexões do processo formativo a partir de experiências vivenciadas em um curso de formação inicial com estudantes indígenas. O estágio em docência foi realizado no Instituto de Natureza e Cultura-INC, Campus do Alto Solimões da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, na disciplina de Educação Ambiental e Cidadania, decorrido no segundo semestre de 2024, com 14 acadêmicos, sendo 10 indígenas da etnia Ticuna. Além da contribuição na formação continuada do estagiário, o estágio docente auxiliou nos processos da construção do saber docente na formação inicial dos licenciandos, mediante a execução de atividades condizentes ao ensino e aprendizagem com perfil intercultural, ressaltando a necessidade de superar o ensino de Ciências por memorização e transmissão de conteúdos, através de atividades que problematizaram a realidade e experiências de vida dos licenciados, possibilitando a prática na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel social em suas comunidades indígenas.
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