Utilização de mídias sociais e conscientização sobre mudanças climáticas entre alunos do último ano do ensino médio na Magsaysay National High School, Occidental Mindoro, Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i2.3192Palavras-chave:
Fontes de informação, educação ambiental, sites de midia socialResumo
O estudo tem como objetivo avaliar a utilização de mídia social dos alunos do Ensino Médio (SHS) da Magsaysay National High School (MNHS) e sua conscientização sobre as mudanças climáticas. O estudo utilizou um modelo de pesquisa descritiva. Os 309 entrevistados foram escolhidos aleatoriamente entre os alunos oficialmente matriculados na SHS para o ano letivo de 2023-2024. Além disso, a média ponderada, a frequência e a correlação de Pearson são usadas para analisar os dados coletados. Os resultados do estudo revelaram que a maioria dos entrevistados eram mulheres, que pertencem a uma família de médio porte com renda familiar abaixo do limiar da pobreza na província. Quanto à utilização de mídia social, eles possuíam pelo menos dois gadgets, tinham três contas de mídia social, gastavam em média 8,62 horas por dia navegando nas diferentes mídias sociais, mas gastavam apenas 0,10 horas por dia aprendendo sobre as mudanças climáticas nos diferentes sites de redes sociais. Além disso, eles têm um nível "moderado" de conscientização sobre as mudanças climáticas em termos de associação de desastres, causa percebida, manifestação e maneiras de mitigá-las. Por fim, não há relação significativa entre a utilização de mídias sociais e a conscientização sobre mudanças climáticas dos alunos do SHS no MNHS. No entanto, o estudo recomenda aumentar a conscientização e promover atitudes positivas sobre mudanças climáticas na educação infantil e em casa, intensificar a educação ambiental no currículo do K ao 12, a utilização de mídias sociais como fonte de informações relevantes sobre mudanças climáticas e a condução de estudos adicionais sobre outras variáveis socioeconômicas que podem afetar o nível de conscientização sobre mudanças climáticas e sua fonte de informação.
Métricas
Referências
Arlt, D., Hoppe, I., & Wolling, J. (2011). Climate change and media usage: Effects on problem awareness and behavioural intentions. International Communication Gazette, 73(1-2), 45-63. https://doi.org/10.1177/1748048510386741
Aguilar, K. (2019). Filipinos spend the most time on internet, social media worldwide study. https://technology.inquirer.net/83180/filipinos-spend-themost-time-on-internet-social-media-worldwide-study
Anderson, A. (2017). Effects of social media Use on climate change opinion, knowledge, and behavior. Oxford Research Encyclopedia of Climate Science, Retrieved 2 March, 2020, from https://oxfordre.com/climatescience/view/10. 1093/acrefore/9780190228620.001.0001/acrefore-9780190228620-e-369.
Apichatibutarapong, S. (2018). Factor affecting on public awareness concerning university environment.Proceedings, 2(22), 1369.https://doi.org/10.3390/proceedings2221369
Asilsoy, B., Laleci, S., Yildirim, S.,Uzunoglu, K., & Özden, Ö. (2017).Environmental awareness and knowledge among architecture students in north cyprus. International Journal of Educational Sciences, 19(2–3),136–143.https://doi.org/10.1080/09751122.2017.1393957
Balita, C. (2024). Devices used to access the internet Philippines Q3 2023. https://www.statista.com/statistics/803808/digital-device-usage-among-adults-by-device-philippines/
Bofferding, L. and Kloser, M. (2015). Middle and High School Students’ Conceptions of Climate Change Mitigation and Adaptation Strategies. Environ. Educ. Res. 2015, 21, 275–294
Calista, Y. & Yenni, S. (2023). The Impact of Social Media on Climate Change Perceptions: A Case Study of Indonesian Gen-Z. E3S Web of Conferences. 426. 10.1051/e3sconf/202342601052.
Carman, J., Zint, M., Burkett, E., & Ibáñez, I. (2021). The role of interest in climate change instruction. Science Education,105(2), 309–352
Dryzek, J. (2005). The politics of the earth: Environmental discourses. Oxford; New York: Oxford University Press.
Esakkimuthu, K., and S. Banupriya. (2023). “Awareness about Climate Change Among Students: A Sustainable Future.” ComFin Research,vol. 11
Guzmán, C.A.F.; Aguirre, A.; Astle, B.; Barros, E.; Bayles, B.; Moses, C.; El-Abbadi, N.; Evert, J.; Hackett, F.; Howard, C.; et al. A Framework to guide plaetary health education. Lancet Planet Health 2021, 5, 253–255
Hautea, J., Parks, P., Takahashi,B. and Zeng, J (2021). Showing they care (or don’t): Affective publics and ambivalent climate activism on TikTok. Social Media + Society
Jiménez-García, M., Pérez-Peña, M.-C., & López-Sánchez, J.-A. (2023). Influence of education and the media on the awareness of climate change (Influencia de la educación y la comunicación en la concienciación sobre el cambio climático). Culture and Education, 35(4), 1001-1036. https://doi.org/10.1080/11356405.2023.2229178
Kemp, S. (2023). Digital 2023: The Philippines. https://datareportal.com/reports/digital-2023-philippines
Monroe, M.C.; Plate, R.R.; Oxarart, A.; Bowers, A.; Willandia, A.; Chaves, W.A. Identifying effective climate change education strategies: A systematic review of the research. Environ. Educ. Res. 2019, 25, 791–812.
Nichols A, Maynard V, Goodman B, Richardson J. Health, climate change and sustainability: A systematic review and thematic analysis of the literature. Environ Health Insights. 2009;3:63–88.
Newman, N., Fletcher, R., Schulz, A., Andi, S., Robertson, C. T., & Nielsen, R. K. (2021). Digital News report. Reuters Institute for the Study of Journalism. Retrieved 22 March, 2022, from https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2021-06/Digital_News_Report_2021_FINAL.pdf
Painter, J., Kristiansen, S., & Schäfer, M. S. (2018). How ‘digital-born’ media cover climate change in comparison to legacy media: A case study of the COP 21 summit in Paris. Global Environmental Change, 48, 1–10. doi:10.1016/j.gloenvcha.2017.11.003
Parry, M., Rosenzweig, C., Iglesias, A., & Fischer, G. (1999). Climate change and world food security: a new assessment. Global Environmental Change, 9, 51-67.
Rahman, M., Hossain, M., Zaman, M.. & Mannan, M. (2018). Awareness on climate change: Perceived physical and psychological impact among the young generation. least developing country’s perspective.Interdisciplinary Environmental Review, 1(19), 91–101. https://www.inderscienceonline.com/ doi/abs/10.1504/IER.2018.089783
Schäfer, M. (2012). Online communication on climate change and climate politics: A literature review. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 3 (6)
Tsoy, T. Tirasawasdichai, and K. Ivanovich Kurpayanidi. (2021). “Role of social media in shaping public risk perception during COVID-19 pandemic: A theoretical review,” Int. J. Manag. Sci. Bus. Adm., vol. 7, no. 2, pp. 35–41, 2021,doi: 10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.72.1005.
Vraga, E. , Anderson, A. , Kotcher, J. , & Maibach, E. (2015). Issue-specific engagement: How Facebook contributes to opinion leadership and efficacy on energy and climate issues. Journal of Information Technology & Politics, 12(2), 200–218. doi: 10.1080/19331681.2015.1034910
Zolkepli, I. A., & Kamarulzaman, Y. (2015). Social media adoption: The role of media needs and innovation characteristics. Computers in Human Behavior, 43, 189–209. doi:10.1016/j.chb.2014.10.050
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emmanuel G Ruedas, Mary Yole Apple Declaro-Ruedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”