A tríade linguagem, cognição e emoção como elementos potencializadores da aprendizagem

Autores/as

  • Kleber Saldanha de Siqueira Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-2067-243X
  • Maria Eduarda Marinho de Sousa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2709

Palabras clave:

ensino, processos mentais, comunicação, psicologia da aprendizagem

Resumen

Compreender os fenômenos subjetivos do processo de ensino e aprendizagem configura importante elemento de discussão da pesquisa pedagógica na atualidade. Dentre estes fenômenos, a linguagem, os processos cognitivos e a emoção representam importantes fatores didáticos para o planejamento e condução de atividades de ensino. Sendo assim, este artigo tem por objetivo refletir sobre os processos linguísticos, associados à manifestação cognitiva e emocional do sujeito aprendente. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico narrativo reunindo trabalhos publicados nas últimas duas décadas permitindo dimensionar os impactos destes elementos na aprendizagem, ao mesmo tempo a evolução conceitual destes através da reflexão de resultados e tendências atuais na pesquisa em educação. Foram consultados os principais repositórios de trabalhos acadêmicos de acesso livre no Brasil (Portal CAPES,Scieloe Oasisbr) como também periódicos especializados, por meio de descritores de busca específicos, permitindo adensar as discussões e reflexões propostas nesta pesquisa. Dessa forma, considerando as questões teóricas, as proposições e o embasamento bibliográfico, verificamos que o domínio linguístico, em suas diversas possibilidades por parte do professor, ao mesmo tempo a compreensão e estímulo estratégico dos fenômenos cognitivos, aliados às manifestações da emoção dos discentes, permitem maior eficiência na prática docente, reverberando o ensino na sua forma humanizada e centrada no estudante.

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Biografía del autor/a

Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Estudiante de doctorado en docencia en la Universidad Federal de Alagoas. Magíster en Enseñanza de la Física por la Universidad Federal de Alagoas (UFAL). Graduado en Física por el Centro de Ciencias Exactas y Naturales (CCEN) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). Posee formación técnica en el área de mecánica industrial del Instituto Federal de Paraíba (IFPB) con calificación en mantenimiento de aeronaves por el Servicio Nacional de Aprendizaje del Transporte (SENAT). Tiene experiencia en la enseñanza de física, matemáticas y tecnología mecánica. Es especialista en educación de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), especialista en educación del Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN), especialista en educación del Instituto Federal del Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista en gestión estratégica de políticas de innovación y ciencia y tecnología de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) y especialista en educación del Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Miembro del grupo de estudio e investigación sobre políticas públicas y formación de profesionales de la educación ? GEPPFOR de la Universidad Federal de Viçosa (UFV). Actualmente es profesor de física, maestro clase B, perteneciente al cuadro permanente de la Secretaría de Educación del Estado de Alagoas (SEE-AL), habiendo ejercido también el rol de Gestor Educativo de la Unidad de Enseñanza.

Maria Eduarda Marinho de Sousa, Universidade de Pernambuco

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco, desenvolveu trabalhos com ênfase em Sistemas Médicos Locais. Foi membro do laboratório de Investigações Bioculturais do Semiárido e do laboratório de Biodiversidade e Genética Evolutiva da Universidade de Pernambuco. Foi estagiária e bolsista CNPQ da Embrapa semiárido, desenvolvendo pesquisa em Genética e Melhoramento Vegetal. Atualmente é aluna de mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada - PPGBCMA, pela Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil.

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Publicado

2023-11-04

Cómo citar

Siqueira, K. S. de, & Sousa, M. E. M. de. (2023). A tríade linguagem, cognição e emoção como elementos potencializadores da aprendizagem. Diversitas Journal, 8(4), 2745–2761. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2709