Geovisualização da expansão do ensino superior em duas regiões geográficas imediatas do Estado de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2683

Palavras-chave:

Universidade, Interiorização, Análise espacial

Resumo

Nos últimos anos, observou-se fortemente a ampliação da oferta do Ensino Superior em todo país, mais especificamente em cidades interioranas. Essa expansão está atrelada principalmente pela inserção de políticas públicas que visam à descentralização da oferta de cursos de graduação das grandes regiões metropolitanas para o interior dos Estados da Federação. Para compreendermos a dinâmica empreendida no território alagoano, foram definidas duas Regiões Geográficas imediatas para o desenvolvimento desse estudo. Metodologicamente, o artigo se estruturou em uma tríade: Na Literatura, na utilização das técnicas de geoprocessamento com o auxílio do banco de dados do IBGE e o uso do street View do Google Earth para identificar a localização das Instituições. O estudo apresentou a importância da expansão recente que, apesar das suas contradições, se estabelece no território promovendo o acesso e formação profissional em Regiões antes excluídas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Sandes Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Vinculado à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), Brasil.

Gisele Nunes de Souza Sandes, Faculdade Focos

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2007). Vinculada à Faculdade FOCOS. Curitiba, Paraná (PR), Brasil.

Referências

Anguelov, D.; Dulong, C; Filip, D.; Frueh, C.; Lafon, S. Google Street view: Capturing the world at street level. Computer, v. 43, n. 6, p. 32-38, 2010. DOI: 10.1109/MC.2010.170

Bertin, J. Sémiologie Graphique: les diagrames, les réseaux, les cartes. Paris/La Haye: Monton & Gauthier-Villars, 1967.

Castello-Climent, Amparo .; Hidalgo-Cabrillana, Ana. Economics of Education Review, 2012, vol. 31, issue 4, 391-409.

Correa, R. L. Contribuição à análise espacial do sistema universitário brasileiro. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 3-32, jan./mar. 1974.

Chow, T. E. The potential of maps APIs for internet GIS applications. Transactions in GIS, Chichester, v. 12, n. 2, p. 179-191, 2008. DOI: 10.1111/j.1467-9671.2008.01094.x

Hanuschech, Eric A.; Woessmamn, Ludger. The knolev education and the economies of gorwth, Cambridge, MA: MIT Press.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas populacionais dos municípios. Dados e informações Disponíveis em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados. Acesso em 27 jul. 2022.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Matrizes de Referência. Página atualizada em: 07 de agosto 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/matrizes-de-referencia Acesso em 07/2022.

Laudares, S. Geotecnologia ao alcance de todos. Editora Appris. Curitiba, 2014.

Lorenzi, D.; Vaidya, J.; Chun, S.; Shafiq, B.; Atluri, V. Enhancing the government service experience through QR codes on mobile platforms. Government Information Quarterly, Philadelphia, v. 31, n. 1, p. 6–16, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.giq.2013.05.025

Maceachren, A. M.; Kraak, M. J. Research challenges in geovisualization. Cartography and Geographic Information Science, v. 28, n. 1, Jan. 2001. DOI: https://doi.org/10.1559/152304001782173970

Piore, M. J.; Sabel, C. F. The second industrial divide: possibilities for prosperity. New York: Basic Books, 1984.

Rosette, A. C., Menezes, P. M. L. 2011. Erros comuns na cartografia temática. Rio de Janeiro: UFRJ, 1-9.

Silveira. Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 6 ed. São Paulo: Record, 2006.

Silveira. Maria Laura. O Ensino Superior Público e Particular e o Território Brasileiro. São Paulo: ABMES, 2000.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Costa, T. S., & Sandes, G. N. de S. (2023). Geovisualização da expansão do ensino superior em duas regiões geográficas imediatas do Estado de Alagoas. Diversitas Journal, 8(4), 2959–2974. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2683