O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia

Autores

  • Denson André Pereira da Silva Sobral Universidade Federal de Alagoas
  • Ellen Carla Gomes dos Santos
  • Eliada Islley do Vale Silva
  • Mara Alves Feitoza
  • Alaine Barbosa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2236

Palavras-chave:

Educação infantil, Ensino remoto, Ensino e aprendizagem

Resumo

As aulas e as atividades remotas têm sido relevantes para que o processo de ensino e aprendizagem não fosse paralisado no atual contexto da pandemia da COVID-19, ainda em curso.  Essa pandemia trouxe mudanças drásticas, comportamentais e do modo da vida das pessoas. No campo educacional não foi diferente, a rotina escolar foi uma das mais impactadas. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral analisar as dificuldades no ensino remoto nos processos de ensino e de aprendizagem, e como objetivos específicos refletir à cerca das estratégias utilizadas pelas escolas para superar os impasses/dificuldades do ensino remoto e identificar as metodologias utilizadas pelos professores durante o momento pandêmico. Como procedimento metodológico, dotamos a pesquisa de natureza qualitativa buscando analisar os relatos de parte da comunidade escolar por meio das considerações e vivências da docência, pais e responsáveis pelo educando de uma instituição de ensino. Os resultados revelam diversas dificuldades de todos os envolvidos no processo educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Andrade, L. B. P. (2010). Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/109136: Acesso em: 9 jan. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 9 jan. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2017). Base nacional comum curricular. Brasília, DF. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 01/11/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf > Acesso em: 11/ 05/ 2020.

Lüdke, M.; André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Oliveira, Z. (Org.). (2012). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Pereira da Silva Sobral, D. A., Gomes dos Santos, E. C. ., do Vale Silva, E. I. ., Alves Feitoza, M. ., & Barbosa da Silva, A. . (2022). O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia . Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2236

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)