Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula

Autores

  • Maria Isabelle Barros Florentino Universidade Estadual de Alagoas
  • Maysa Simão da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Iraci Nobre da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Gisely Martins da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Eduardo Leite Oliveira dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2230

Palavras-chave:

Gêneros, PIBID, Letramento.

Resumo

As atividades de leitura e escrita fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, destacamos que a produção do gênero crônica pode contribuir em vários aspectos para a escrita na sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o gênero crônica em sala de aula, partindo do seguinte questionamento: como o trabalho com o gênero crônica pode auxiliar no desenvolvimento da escrita crítica na sala de aula? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio a partir do gênero crônica. Para tanto, buscamos suporte teórico nos postulados de Bezerra (2017); Marcuschi (2001); Marcuschi (2011); Silva (2020); Cândido (1981). A metodologia do nosso estudo se constitui em uma abordagem pesquisa-ação, de natureza qualitativa, baseada na aplicação da Sequência Didática embasada nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). O corpus desta pesquisa é composto por dez crônicas escritas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio, de uma escola de esfera pública, parceira do subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID/CAPES/UNEAL. Foi possível perceber, a partir da análise dos dados, que os direcionamentos em relação ao discurso direto fizeram-se presentes nas crônicas produzidas pelos alunos da primeira série do ensino médio, provando o entendimento dos discentes em relação ao assunto abordado. Nesse sentido, foi possível constatar que houve aperfeiçoamento da língua(gem) nas modalidades oral e escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio, a partir do gênero crônica.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Barros Florentino, M. I., Simão da Silva, M. ., Nobre da Silva, I., Martins da Silva, G., & Leite Oliveira dos Santos, E. (2022). Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2230

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

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