Formação de professores de Matemática na pandemia: legados do Programa de Residência Pedagógica da UFRN

legacies of the UFRN Pedagogical Residency Program

Autores

  • Luís Fernando Mesquita de Lima UFRN
  • Willemberg Oliveira da Silva UFRN
  • Suzy Kelly da Silva UFRN
  • Giselle Costa de Sousa UFRN

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2156

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Educação, COVID-19

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica propicia a imersão, isto é, a vivência prática em esferas de atuação docente do futuro professor nas escolas da Educação Básica. Infere-se disto que tal imersão dar-se-á diretamente no “piso” da escola, articulada e ambientada com outros atores da Educação, como por exemplo, a comunidade escolar. No entanto, no início de 2020 a população mundial foi surpreendida com a covid-19, o que impactou diretamente nos rumos que o Programa iria tomar, assim como toda Educação e sociedade atingida pela pandemia. Estávamos diante de um fenômeno atípico e foi necessário repensar e (re)inventar nossas práticas pedagógicas para que fosse possível dar continuidade às atividades do Programa, contribuindo, em paralelo, com os desafios da Educação nesse contexto. Logo, esse artigo tem por objetivo relatar tais experiências que evidenciam esse processo de (re)invenção sobre a ótica do ensino e sobre a ótica da formação de professores de Matemática. Assim, numa abordagem qualitativa ancorada em procedimentos descritivos evidenciamos, ao logo deste relato, diversos momentos de aprendizagem, reflexão e reinvenção, sobretudo, impulsionados pelas atividades no subprojeto de Matemática do Programa de RP da UFRN, deixando um legado para formação inicial e continuada dos professores, bem como, para Educação Básica. Como resultado apontamos que a RP nos possibilitou uma imersão docente no contexto escolar, mesmo em formato remoto, a partir do momento em que nos deparamos com as inúmeras situações que surgiam e procuramos superá-las, por exemplo, por meio de atividades formativas e proposição de atividades inovadoras nas escolas.

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Biografia do Autor

Luís Fernando Mesquita de Lima, UFRN

Professor da Rede Conhecer Educacional; Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Willemberg Oliveira da Silva, UFRN

Professor da Eco Rede de Ensino; Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), BRASIL

Suzy Kelly da Silva, UFRN

Professora do Instituto da Criança; Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), BRASIL

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Lima, L. F. M. de ., Silva, W. O. da ., Silva, S. K. da ., & Costa de Sousa, G. (2022). Formação de professores de Matemática na pandemia: legados do Programa de Residência Pedagógica da UFRN: legacies of the UFRN Pedagogical Residency Program. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2156

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

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