Diagnóstico rápido participativo sobre os impactos da usina eólica nas comunidades rurais de Caetés-PE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1793

Abstract

ABSTRACT: The implementation of wind farms is always sold to the local population as a development possibility. However, in practice, what is observed in a short time after the implementation of a plant is that the benefits are few in relation to the problems generated by the inhabitants. Therefore, this research aimed to diagnose environmental conflicts generated by the wind power plant in the municipality of Caetés (PE), for this purpose, participatory rapid diagnosis was used with a rural community of the municipality, through visits to the site followed by a workshop with the families of farmers in the region. As results, signs already perceived in other similar projects such as environmental damage, such as changes in ecosystem services, were found; social problems caused by the proximity of the plant to homes, generating noise pollution among other discomforts and a fall in agricultural activities.

KEYWORDS: family farming, DRP, wind energy.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alissandra Trajano Nunes, Universidade de Pernambuco

Doutora pela Rede Nordeste em Biotecnologia (2012), Mestre em Botânica (2006) e Graduada em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua como Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, onde coordena o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e representa a Instituição como Membro do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). Com experiências de ensino no curso de Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco e nos Cursos de Saúde da Universidade dos Guararapes, com participação no Mestrado em Inovação e Desenvolvimento. Na pesquisa vem atuando nas áreas de Etnobotânica, Biotecnologia dos Recursos Naturais e Educação Ambiental. Integrante dos grupos de Pesquisa de Biotecnologia e Inovação Terapêutica e Etnobiologia, ecologia e conservação da UPE.

Taline Cristina da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduação em Ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrado e doutorado em botânica pela UFRPE, doutorado sanduíche na Tulane Universiy-USA, Pós doutorado pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Alagoas, é membro do corpo permanente de professores dos Programas de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE). Tem experiência em Etnobiologia e busca entender os fatores que norteiam a complexa relação pessoas/ natureza, acessando o conhecimento, uso e percepção local dos recursos naturais e transformações da paisagem.

Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza- PPGEtno pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE; Mestra em Ciências Florestais (UFRPE); Graduada em Agronomia (UFRPE); É Especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional (UFPE). É professora Adjunta da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE. Ministra as disciplinas: I- Extensão Rural e II- Associativismo, Cooperativismo e Economia Solidária, nos cursos de graduação da Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária. É Eventual Substituta da Coordenação e Professora Efetiva do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPCIAM) da UFAPE/ UFRPE atuando na Linha de Pesquisa "Agroecologia, Meio Ambiente e Sociedade". É professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial ( Doutorado) atuando nas linhas de pesquisa: I- Identidade, Cultura e Territorialidades e III- Transições Socioecológicas e Sistemas Produtivos Biodiversos. Coordena atualmente o Centro Vocacional Tecnológico em Produção Orgânica e Agroecológica, a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários, da Agroecologia e Agricultura Familiar- Incubadora AGROFAMILIAR e é membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Camponesa (AGROFAMILIAR). É membro da Coordenação Colegiada da Rede Agreste de Agroecologia de Pernambuco (REAGRO). Atuou em Programas e projetos de Educação do Campo, Cooperativismo e Economia Solidária, Agroecologia e Agricultura Familiar, financiados pelo CNPq e outros agentes financiadores. Atua e tem interesse e experiência nas áreas voltadas ao ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Cooperativismo e Economia Solidária, Planejamento e Educação Ambiental e Educação do Campo. Participa de grupos de estudo e pesquisa voltados à Agroecologia, Percepção, Educação do Campo, Agricultura familiar e camponesa, Extensão Rural, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e Rural Sustentáveis.

Luciano Pires de Andrade , Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Graduado em AGRONOMIA pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1992) e GRADUAÇÃO DE PROFESSORES DA PARTE DE FORMAÇÃO ESPECIAL (Licenciatura em Ciências Agrárias) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Possui mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000).Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco em Garanhuns, e é um dos coordenadores do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Camponesa (NÚCLEO AGROFAMILIAR) e do Centro Vocacional Tecnológico em Produção Orgânica Agrofamiliar. Pesquisa e atua nas áreas de desenvolvimento rural sustentável, economia ecológica, agricultura familiar, agroecologia, extensão rural, políticas públicas e cooperativismo. É professor permanente e vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFAPE e do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UNIVASF, UFRPE e UNEB - nível doutorado e editor chefe do periódico científico Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability.

Published

2021-05-30

How to Cite

Nunes, A. T., Silva, T. C. da, Farias, A. R. B. de, Andrade, H. M. L. da S., & Andrade , L. P. de. (2021). Diagnóstico rápido participativo sobre os impactos da usina eólica nas comunidades rurais de Caetés-PE. Diversitas Journal, 6(2), 2072–2083. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1793