Psychosocial Challenges Students with Disabilities Encounter in selected Primary Schools of South West Ethiopia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1753

Resumo

RESUMO: O estudo qualitativo foi realizado para obter informações relevantes de alunos com deficiência em escolas selecionadas, seus respectivos professores e familiares / cuidadores empregando técnicas de amostragem proposital e de disponibilidade. Entrevista, discussão de grupo focal e observação externa foram conduzidas como ferramentas principais de coleta de dados dos entrevistados. Nesse sentido, o resultado deste estudo mostrou que os alunos com deficiência enfrentam uma série de problemas psicossociais que podem variar de casa para casa, dependendo da formação familiar, nível educacional e econômico dos cuidadores. Instabilidade emocional, discriminação, segregação, autoculpa, tentativas de esconder, depressões em diferentes níveis, mal-estar de casa, tentativas de suicídio e rejeição dos pais são dificuldades comuns identificadas. Em conclusão, tanto a família quanto os alunos com deficiência encontraram diferentes níveis de problemas psicológicos e sociais em casa, na comunidade vizinha e em ambientes sociais mais amplos, devido a impactos relacionados à cultura, religião e crenças. Assim, recomendou-se a formação em diferentes níveis da família, professores e alunos com deficiência, de forma a minimizar as dificuldades psicossociais com a sensibilização contínua e a educação sobre as questões da deficiência de forma progressiva.

PALAVRAS-CHAVE: discriminação; escola primária; dificuldades psicossociais; alunos com deficiência.

Métricas

Visualizações em PDF
1,381
Aug 10 '21Aug 13 '21Aug 16 '21Aug 19 '21Aug 22 '21Aug 25 '21Aug 28 '21Aug 31 '21Sep 01 '21Sep 04 '21Sep 07 '215.0
| |

Biografia do Autor

Jaffer Lola Dano, Jimma University, Department of Special needs/Inclusive education

Jimma University

College of Education and Behavioral Sciences

Department of Special Needs andInclusive Education

Head Department 

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Disassa, G. A., & Dano, J. L. (2021). Psychosocial Challenges Students with Disabilities Encounter in selected Primary Schools of South West Ethiopia. Diversitas Journal, 6(3), 3625–3645. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1753