O lugar nas aulas de geografia:

a perspectiva dos educandos de uma escola de Garanhuns - PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1714

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Escola pública, Conceitos geográficos

Resumo

Os conhecimentos relacionados ao lugar possibilitam que os educandos do ensino fundamental iniciem as suas leituras do mundo, levando-os a compreender o seu espaço e a analisar como este se comporta e se relaciona com o global. Assim, buscou-se analisar o entendimento que os educandos dos 5º e 6º anos do ensino fundamental, de uma escola do município de Garanhuns, apresentam sobre a noção de lugar nas aulas de Geografia. Para tanto, realizou-se visitas à escola campo de estudo, na qual se procedeu a observação das aulas e se efetuou entrevistas e a aplicação de formulários a 40 (quarenta) educandos dos 5º e 6º anos. Constatou-se que estes demonstraram muita dificuldade em relacionar o conceito de lugar para explicar o espaço onde vivem e que a maioria não consegue formar um raciocínio geográfico que possibilite relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com os fatos que ocorrem no seu lugar de vivência. A Geografia é vista de forma fragmentada, estando associada aos conteúdos vivenciados em sala de aula, mas sem o entendimento do espaço geográfico. No entanto, o conceito de lugar se constitui essencial para se iniciar a leitura do mundo, pois é a partir do espaço vivido que os educandos estabelecem suas experiências cotidianas e se relacionam com os demais lugares que integram o mundo em sua totalidade. Reitera-se a importância do estudo do lugar, haja vista que o ensino deste conceito possibilita apreender as mais diversas escalas entre o indivíduo e o mundo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Areli Andrade, Prefeitura de Gravatá/Professora de Geografia da Educação Básica

Mestre (2020) em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização (2010) em Ensino de Geografia e licenciada (2008) em Geografia pela Universidade de Pernambuco. Professora de Geografia na Prefeitura Municipal de Gravatá - PE

Diana Souza, Instituto Federal de Alagoas/Professora de Geografia

Mestre (2006) e Licenciada (1999) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora do Instituto Federal de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios. É professora colaboradora da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, e da Universidade Estadual de Alagoas, onde integra, na condição de Pesquisadora o Grupo de Pesquisas em Geografia - GRUPEGE. Desenvolve pesquisas em Geografia Urbana, dos Transportes, Regional e Ensino de Geografia. Apresenta experiência em ensino de Geografia.

Referências

Andrade, M. C. de. (1993). Caminhos e descaminhos da geografia. (2ª ed.). Papirus.

Brasil. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Secretaria de Educação, MEC.

Callai, H. C. (2004). O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. [Anais]. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra - PT. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf. Acesso em: 03 mar. 2008.

Callai, H. C. (2005). Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v (25), n (66), pp. 227-247, maio - ago. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 03 abr. 2008.

Cavalcanti, L. S. (2003). Geografia escolar e construção de conhecimentos. (5ª ed.). Papirus.

Cavalcanti, L. S. (2002). Geografia e práticas de ensino. Alternativa.

Oliveira, A. U. (1998). Educação e ensino de geografia na realidade brasileira. In:, A. U. Oliveira (org.), Para onde vai o ensino e geografia?. (pp. 135-144). Contexto.

Pelizzari, A.; Kriegl, M. L.; Baron, M. P.; Fink, N. T. L.; Dorocinski, S. I. (2002). Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v (2), n (1), pp. 37-42, jul.-jul. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 06 abr. 2012.

Santos, M. (1997). A natureza do espaço: técnica e tempo. razão e emoção. (2. ed.). Hucitec.

Santos, M. (1986) Por uma geografia nova. (3. ed.). Hucitec.

Straforini, R. (2001). Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. [Dissertação de mestrado em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas].

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Santos, C., Andrade, A., & Souza, D. (2022). O lugar nas aulas de geografia:: a perspectiva dos educandos de uma escola de Garanhuns - PE. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1714