Diagnóstico escolar: na rede de ensino médio em Arapiraca – AL, supervisionado pelo o programa – PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1238

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma das atividades iniciais realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) do curso de Ciências Biológicas, em 2018, o diagnóstico escolar. O mesmo teve como propósito o conhecimento do espaço escolar como contexto de atuação dos bolsistas do programa, permitindo analise e percepção das possibilidades existentes na comunidade escolar. Nesta atividade foram analisados vários aspectos da escola, entre eles destacam-se: o reconhecimento do espaço físico e o estudo do Projeto Político Pedagógico. Por meio desta atividade pôde-se verificar a percepção da professora de Biologia da escola sobre as dificuldades na aprendizagem dos alunos, escolha da profissão de educadora, avaliação do comportamento dos alunos em relação à disciplina de Biologia e os recursos didáticos utilizados em sala de aula. Pode-se afirmar que a presente atividade trouxe resultados positivos, pois, nos ajudou a conhecer a realidade na qual a escola está inserida, bem como, suas potencialidades e dificuldades relevantes nos auxiliando bastante como Pibidianos e futuros docentes. A atividade foi desenvolvida em uma das escolas parceiras do PIBID, localizada no município de Arapiraca – AL.

PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico, Realidade escolar, Professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, M. T. G; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. -Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. LDB. Lei 9394/96 –Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 28 Mar 2018.

BALZAN, N. C.; DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995.

CARNEIRO, L.S.; SOARES, M. G. P. Biblioteca escolar: ambiente mediador para a formação do leitor crítico. UFAM.2014. Disponível em: < http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_1datahora_23_05_2014_21_58_06_idinscrito_1016_e2c0f0f498466606dafd4240498c5558.pdf> Acesso em: 28.Março.2019.

CARVALHO, A. C.; PEIXE, B. C. S. Estudo para diagnóstico dos laboratórios de biologia, física e química: escolas de ensino médio da rede pública estadual do núcleo regional de Curitiba. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Formulação e gestão de políticas públicas no Paraná: reflexões, experiências e contribuições. Cascavel: UNIOESTE, 2010. p. 33 -50.

COSTA, M.S.; B, S. M. C. Avaliação escolar e sua significação no processo educativo na primeira fase do ensino fundamental. 2012. Faculdade Vale do Cricaré -São Mateus -ES/Brasil. Disponível em:< https://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/OtiliaMariadosSantosCosta_GT1_integral.pdf>. Acesso em: 28.Março.2019.

CASTRO, A.T.K.A.; SALVA,S. Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de pedagogia. IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região, 2012. Disponível em <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/532/437> Acesso em:26.Maio.2020.

DAMIS, O. T. Docência: uma intencionalidade social?Conhecimento local e conhecimento universal: práticas sociais: aulas, saberes e políticas, Curitiba, v.04, p.141-154, 2004.

FULAN, J. A; PIRES, J. L; SANTOS, D. Considerações sobre a utilização de jogos pedagógicos no ensino de botânica em uma escola pública no interior do Amazonas. Rev. Simbio-Logias. Disponível em: <http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/consideracoes-sobre-a-utilizacao-de-jogos-pedagogicos.pdf> V.7, n. 10, Dez/2014. Acesso em 08 fev. 2019.

GAMA, A. G. B.; JÚNIOR, E. B. M.; BARBOSA, E. M.; NETO, F. P. S.; TARGINO, K. C. F.; SOUZA, M. C. M.; FERNANDES P. R. N. A importância do projeto PIBID na formação dos alunos de Licenciatura em Química do IFRN Campus –Apodi. 2013. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/1064/39>. Acesso em: 19.Maio.2019.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

IDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=1879193> Acesso em: 27 Marco.2019.

LEI Nº 9394/96 –LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL –1996.

LOROCA, R.; CAMARGO, A.T. Alimentação saudável: importância também na adolescência. V.1.paraná. p-1-19.2016. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_uepg_rafaelalaroca.pdf> Acesso em: 28 . março.2019.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MORAN, J. M; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica.16ª ed. Campinas: Papirus,2009, p.12-17.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.

PABIS, N. A. Diagnóstico da realidade do aluno: desafio para o professor no momento do planejamento e da prática pedagógica. IX ANPED SUL-Seminário de pesquisa em educação da Região Sul, 2012. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1867/91>Acesso em 10 Agos. 2018.

PRICHULA, J. Vamos para o pátio? Aprendendo Ciências Naturais através de oficinas lúdicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49235/000835616.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12. Ago. 2018.

SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

SILVA, N. C.; SILVA, D. R. O uso de recursos computacionais como instrumentos de apoio na educação de jovens e adultos da escola especial. v.1. paraná. p.1-17. 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_edespecial_unioeste_neidecalsavaradasilva.pdf> Acesso em: 28.Março.2019.

SILVA, R. J. Biblioteca escolar: organiza e funcionamento. In: _____. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2009.

SOBRINHO, R. S. A Importância do ensino de biologia para o cotidiano. Faculdade Integrada da Grande Fortaleza-FGF, p.1-40, 2009. Disponível em: < http://www.nead.fgf.edu.br/novo/material/monografias_biologia/RAIMUNDO_DE_SOUSA_SOBRINHO.pdff>. Acesso em 19. Maio. 2020.

SOBRINHO, J.D.; BALZÁ, N, N. C. (Org.). Avaliação institucional. Teoria e experiência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

TABILE, A.F.;JACOMETO, M.C.D.Factors influencing the learning process: a case study. Rev. psicopedag.vol.34no.103São Paulo2017.

VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o professor. Resgate do professor como sujeito de transformação. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2001.

VASCONCELLOS, C. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 15. Ed. São Paulo: Libertad, 2005.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Leite, N. de O. G., & Chagas, A. B. (2021). Diagnóstico escolar: na rede de ensino médio em Arapiraca – AL, supervisionado pelo o programa – PIBID. Diversitas Journal, 6(1), 1446–1464. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1238