Desafios e possibilidades no processo de garantia do currículo escolar específico em escolas indígenas

Autores

  • Lucidayne de Souza Ferreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL
  • Sara Jane Cerqueira Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-964

Resumo

RESUMO: A importância de manter a identidade cultural, nos dias atuais, faz aos povos indígenas se desligarem de tantas imposições sofridas desde a invasão e genocídeo no Brasil. Fortalecendo as lutas pela conquista e independência na construção de um currículo específico que irá definir a identidade da comunidade escolar, a partir dos aspectos interculturais predominantes. Nesse âmbito, é evidente que, com o sugirmento da educação em berço ocidental, saibamos da grande importância de seu papel na formação do cidadão e construção de ideologias que movem e que garantem melhorias para a humanidade. A forma como as políticas educacionais assistenciam os povos tradicionais e sua educação diferenciada, que constantemente são reivindicados, visando oportunidades e melhorias na qualidade de educação para a formação cidadã indígena, digna de reconhecimento por suas origens ancestrais. Objetivou-se com a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, analisar o direito de se ter um currículo diferenciado na Educação Escolar Indígena, foi realizada entre os meses de junho do ano de 2016 a agosto do ano de 2017. No decorrer da pesquisa, foram realizadas vários estudos e discussões sobre a educação escolar indígena, sobre currículo e o desafio da busca por um currículo específico, abordando as dificuldades e anseios que a educação escolar indígena alagoana vem enfrentando há anos. O aporte teórico usado para refletir sobre o tema em questão foi com base em: Alagoas (2015); Brasil (1988, 1991, 1996, 1998, 2002, 2005, 2014); Bergamaschi (2012); Eyng (2010); Grupioni (2006); Lopes (2008); Malta (2013); Munari (2010) e Vilar (2017). A pesquisa traz como evidências, a necessidade de se garantir um currículo escolar específico às escolas indígenas, visando contribuir para a oferta de uma educação escolar intercultural com contextualização, promovendo um currículo propício a cultura local. Neste sentido, teve como objetivo proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas e reafirmação de suas identidades étnicas e a valorização de suas línguas e ciências. Esta escola necessita desenvolver um trabalho de forma coletiva em prol da construção de um currículo específico que objetive a melhoria do ensino-aprendizagem, possibilitando aos educadores e educandos uma convivência criativa, humanizada, transformadora, solidária e cultural integrada ao contexto no qual estão inseridos, sem desrespeitar as crenças e práticas culturais dos indígenas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Escolar Indígena. Identidade cultural. Currículo.

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Publicado

2020-01-13

Como Citar

Ferreira, L. de S., & Bezerra, S. J. C. . (2020). Desafios e possibilidades no processo de garantia do currículo escolar específico em escolas indígenas. Diversitas Journal, 5(1), 455–477. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-964