Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula

Autores

  • Thais Patricia Paulino da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Augusta da Silva Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Lucineide Augusto da Silva Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL
  • Elayne Cristina Pereira dos Santos Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL
  • Edjane Melo Gomes Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Salus Manoel Pessoa da Silva Secretaria Estadual de Educação-SEE

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.385

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar.

Métricas

Visualizações em PDF
568
Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202639
|

Referências

CAVALCANTI, Lana, S; A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3ª edição; Campinas SP: papirus, 2008.

CAVALCANTI, Lana, S; A geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativos. Anais do I seminário nacional: Currículo em movimento, perspectivas atuais; Belo Horizonte, 2010.

SANTANA, Antônia, N, C, ARAÚJO, Gilson, M de. A cidade na sala: Aula de geografia. Revista da casa de geografia de Sobra, v.6/7 p. 35-49, 2004/ 2005.

SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo, Hucitec, 1996.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Silva, T. P. P. da, Silva, M. A. da, Silva, L. A. da, Santos, E. C. P. dos, Gomes, E. M., & Silva, S. M. P. da. (2016). Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula. Diversitas Journal, 1(3), 347–352. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.385