A importância da contação de história na construção da identidade cultural das crianças de Tamandaré (PE)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2745

Palabras clave:

narrativa oral, história do município, literatura infantojuvenil

Resumen

A presente pesquisa, cujo tema é a importância da contação de história na construção da identidade cultural das crianças, buscou investigar o seguinte problema: Qual a importância da contação de história na construção da identidade cultural? Qual a importância de trabalhar uma obra que conta a história do município, numa linguagem infantojuvenil? O presente estudo iniciou com a pesquisa de revisão bibliográfica, feita em livros de contação de história, teses de doutorados, dissertação de mestrado, monografias, artigos e sites específicos. Sob esta perspectiva, o livro Tamandaré esse é meu nome, essa é minha história, traz memórias culturais e trabalha o sentimento de pertencimento dos munícipes. Quando a referida história é narrada, as crianças aguçam a imaginação, aprendem brincando e, no seu imaginário criam a tribo dos Caetés. Uma das metas da contação de história, constitui-se na formação pessoal e social da criança, e está estreitamente ligada ao desenvolvimento da identidade cultural e ao processo de sociabilização e socialização. A contação de história se mostra importante, porque, estimula nas crianças a imaginação, criatividade, socialização, sociabilização, a criticidade, aproxima as crianças da literatura infantil, aguça a curiosidade, potencializa a participação na cultura oral, promove experiência intelectual e social, amplia o vocabulário e dinamiza a aula. A obra corrobora com o sentimento de pertencimento e a valorização das raízes históricas e culturais das crianças sobre o município.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Romero Silva de Albuquerque, Academia Tamandareense de Letras e Artes, Pernambuco, Brasil

Licenciatura y Licenciatura en Educación Física (UNIVERSO-RECIFE). Postgrado en Educación Física Escolar (ESEF/UPE) y Cuentacuentos (FAVENI). Profesora de Educación Física en la Red Estatal de Educación Física. Maestro de capoeira. Académico vigente y fundador de la Academia Tamandareense de Letras e Artes - ATLA.

Maria do Carmo Ferrão Santos, Acadêmica efetiva e fundadora da Academia Tamandareense de Letras e Artes - ATLA. Brasil

Licenciatura en Ciencias Biológicas (UFRPE) y Licenciatura en Biología (UFPE). Maestría y Doctorado en Oceanografía Biológica (UFPE). Analista Ambiental del ICMBio/MMA. Maestro. Investigador de temas históricos sobre Tamandaré. Académico vigente y fundador de la Academia Tamandareense de Letras e Artes - ATLA.

Citas

Albuquerque, R. S. (2020). Tamandaré esse é o meu nome, essa é minha história. Corujito.

Bedran, B. (2012). A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Nova Fronteira.

Conceição, V. A. (2014). Contação de histórias: identidade cultural na valorização da tradição oral. [Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade Maria Milza]. http://famamportal.com.br:8082/jspui/handle/123456789/918

DIVERSITAS JOURNAL. Santana do Ipanema/AL, 8(4), 20233193

Esopo. (1994). Fábulas de Esopo. Companhia das Letrinhas. Magalhães, L. (2023). Homo sapiens sapiens. https://www.todamateria.com.br/homo-sapiens-sapiens/

Melo, A. S., Dias, A. A., Sampaio, M. L. P.,&Rêgo, R. Q. (2020). A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 8(3), 1-18. https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11161

Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (2018). file:///G:/Meu%20Drive/ROMERO%20CAPOEIRA/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Munduruku, D. (2016). História de índio. (2ª ed.). Companhia das Letrinhas.

Santos, M. C. F. (2000). Tamandaré a história de um município. Santos, M. R. E. (2014). A contação de história na educação infantil na escola. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4280

Silva, E. C. (2021). Uma boa história, um bom contador, uma criança e a imaginação: características da contação de histórias. Revista Educação Pública, 21(22), 1-6. 10-18264/REP

Publicado

2023-10-07

Cómo citar

Albuquerque, R. S. de, & Santos, M. do C. F. (2023). A importância da contação de história na construção da identidade cultural das crianças de Tamandaré (PE). Diversitas Journal, 8(4), 3183–3193. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2745