Chemical composition of caferana (Bunchosia armeniaca) fruit: a rich source of lycopene

Autores

  • Renata Galhardo Borguini Embrapa Agroindústria de Alimentos
  • Sidney Pacheco Embrapa Agroindústria de Alimentos
  • Manuela Cristina Pessanha de Araújo Santiago Embrapa Agroindústria de Alimentos
  • Monalisa Santana Coelho de Jesus Embrapa Agroindústria de Alimentos
  • Lúcia Hulda de Sena Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ronoel Luiz de Oliveira Godoy Embrapa Agroindústria de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2415

Palavras-chave:

carotenoides, flavonoides, açúcares, composição centesimal

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade nutricional do fruto de caferana, com foco no teor e perfil de carotenoides, devido à sua coloração característica desses compostos. Os frutos foram coletados, identificados botanicamente e avaliados quanto à composição centesimal, teor e perfil de carotenoides e de açúcares e perfil de flavonoides. Os resultados da composição centesimal da polpa de caferana foram: 65g/100g de umidade; 0,72g/100g de cinzas; 0,92g/100g de proteína; 0,78g/100g de extrato etéreo; 2,83g/100g de fibra alimentar; 29,73g/100g de carboidratos e o valor calórico de 129,62 kcal/100g da polpa. Quanto ao teor e perfil de açúcares na polpa, obteve-se 19,41g/100g de frutose e 4,01g/100g de glicose. O fruto apresentou alto teor de carotenoides (40mg/100g em base úmida), dos quais 89% era licopeno (36mg/100g), 2,5mg/100g de β-caroteno e 0,3mg/100g de luteína. Identificou-se a rutina como flavonoide presente na polpa do fruto. O fruto da caferana revelou-se uma excelente fonte de licopeno, com teores superiores aos produtos à base de tomate.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Galhardo Borguini, Embrapa Agroindústria de Alimentos

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006). Trabalhou na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - Polo Regional Vale do Paraíba - como Pesquisadora na área de Agregação de Valor à Produtos Agropecuários de 2005 a 2008. Atualmente é Pesquisadora A da Embrapa Agroindústria de Alimentos e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desenvolve pesquisas com compostos bioativos em alimentos, frutos da biodiversidade, agregação de valor à produtos agropecuários e qualidade nutricional de alimentos.

Sidney Pacheco, Embrapa Agroindústria de Alimentos

Possui doutorado (2014) e mestrado (2009) em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É graduado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é Analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, onde atua desde 2002. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Cromatografia Líquida aplicada à Análise de Alimentos, Fitoquímica e Química Ambiental.

Manuela Cristina Pessanha de Araújo Santiago, Embrapa Agroindústria de Alimentos

Engenheira Química formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupa cargo de Analista A no Laboratório de Cromatografia Líquida da Embrapa Agroindústria de Alimentos, exercendo atualmente a função de responsável técnica substituta. Atua nas áreas de química analítica, com ênfase em cromatografia líquida aplicada à área de alimentos, e controle de qualidade de processos com foco no monitoramento de compostos bioativos.

Monalisa Santana Coelho de Jesus, Embrapa Agroindústria de Alimentos

Doutorado em ciência e tecnologia de alimentos (UFRRJ), mestrado e graduação em química (UFRJ). Analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Análise Instrumental. Atua nos seguintes temas: análises de nutrientes de solo e vegetais; resíduos orgânicos; poluentes do solo, da água e do ar; metabólitos de bactérias e plantas; separação, isolamento e caracterização de biomoléculas com potencial para nutracêutico, corantes naturais, fármacos e funcionalidade em alimentos. UPLC, HPLC, CG, MS,SPE, GPC.

Lúcia Hulda de Sena Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Nutricionista graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2020. Durante a graduação participou do projeto de extensão no Ambulatório Magalhães Neto (AMN) na área de assistência nutricional à população, voltada às pessoas portadoras de Obesidade grau III ou Grave e, também, pacientes pré e pós ato cirúrgico (cirurgia bariátrica). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ronoel Luiz de Oliveira Godoy, Embrapa Agroindústria de Alimentos

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: CLAE, CLAE-EM-EM , irradiação de alimentos, óleo essencial compostos biativos como Vitamina C, Carotenoides, Flavonoides e Ácidos Fenólicos

Referências

Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. (2003). Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial da União, Poder Executivo.

Association of Official Analytical Chemists. (2005). Method 2001.10. Determination of isoflavones in soy and selected foods containing soy. Official Methods of Analysis of AOAC International.

Bramley, P.M. (2000). Is lycopene beneficial to human health? Phytochemistry, 54 (3), 233-236.

Instituto Nacional de Câncer. (2019). Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil. INCA. https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf

Kinupp, V. F., & Lorenzi, H. J. (2014). Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

Lorenzi, H., Bacher, L., Lacerda, M., & Sartori, S. (2006). Brazilian fruits & cultivated exotics (for consuming in natura). Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

Macrae, R. (1998). Food Science and technology – A series of monoghraphys: HPLC in food analysis. (2nd ed). Academic Press.

Pacheco, S., Peixoto, F.M., Borguini, R.G., Nascimento, L.S.M., Bobeda, C.R.R., Santiago, M.C.P.A., & Godoy, R.L.D.O. (2014). Microscale extraction method for HPLC carotenoid analysis in vegetable matrices. Scientia Agricola, 71, 416-419.

Queiroz, G. S. (2012). Flavonoides de Bunchosia armeniaca e derivados de 2-arilideno-1-a-tetralona: obtenção e atividades biológicas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC.

Rodrigues, H. G., Diniz, Y. S. A., Faine, L. A., Almeida, J. A., Fernandes, A. A. H., & Novelli, E. L. B. (2003). Suplementação nutricional com antioxidantes naturais: efeito da rutina na concentração de colesterol-HDL. Revista de Nutrição, 16, 315-320.

Rodriguez-Amaya, D.B.; Kimura, M., & Amaya-Farfan, J. (2008). Fontes brasileiras de carotenoides: tabela brasileira de composição de carotenoides em alimentos. Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Biodiversidade e Floresta.

Rodriguez-Amaya, D. B. (2001). A guide to carotenoid analysis in foods. ILSI Press.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Galhardo Borguini, R., Pacheco, S., Cristina Pessanha de Araújo Santiago, M., Santana Coelho de Jesus, M. ., Hulda de Sena Silva, L., & Luiz de Oliveira Godoy, R. (2022). Chemical composition of caferana (Bunchosia armeniaca) fruit: a rich source of lycopene. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2415