Triste Fim de Policarpo Quaresma – entre a tríade simbólica – as teias de uma violência anunciada

Autores

  • Marisa Corrêa Siva Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Betânia da Rocha de Oliveira Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-9862-2857

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2359

Palavras-chave:

Lima Barreto, Materialismo Lacaniano, violência subjetiva, sistêmica e simbólica

Resumo

Este artigo analisa as formas de violência no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, por meio do materialismo lacaniano proposto por Slavoj Žižek. O processo metodológico de construção desta pesquisa seguiu o percurso de seleção e revisão da bibliografia a partir das leituras e dos estudos de obras impressas e digitais que forneceram os dados essenciais para a construção do texto. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, recorremos às leituras da Literatura e do Materialismo Lacaniano, trazendo, a fim de complementar a abordagem específica, elementos da Filosofia e Sociologia, objetivando averiguar a relação entre mundo, pessoas, acontecimentos e lugares, em suas formas de representação social e literária. O texto apresenta dados sobre a obra de Lima Barreto, destacando os aspectos literários que refletem o comportamento e as tensões de um país que se fizera independente e democrático, mas isso não se traduzia nas práticas cotidianas. Dentre as várias concepções de violência, elegemos as postuladas por Žižek (2014) para explicar como as violências subjetiva e objetiva – sistêmica e simbólica – aparecem como consequências das relações de poder entre classes, no cenário político e social apresentado pela narrativa do personagem Policarpo Quaresma. As pesquisas apontam que a violência, em Policarpo Quaresma, está associada ao homem e à sociedade, e, no romance, as formas subjetiva, sistêmica e simbólica, além de manterem a estrutura da narrativa, são responsáveis pela busca do sentido da existência que caracteriza o personagem.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marisa Corrêa Siva, Universidade Estadual de Maringá

Fez graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (orientada por Nelyse A. M. Salzedas) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (orientada por Suely F. V. Flory e co-orientada por Carlos Reis durante semestre em Coimbra). Tem pós-doutorado na Rutgers - the State University of New Jersey (com Phillip Rothwell). Sua experiência na área de Letras inclui as Literaturas brasileira e portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Helder Macedo, narrativa contemporânea, teoria do romance, personagem feminina. Também tem publicações contemplando Teoria Literária, poesia e leituras intersemióticas. É pioneira no Brasil na aplicação sistemática do materialismo lacaniano de Slavoj Zizek e de Alain Badiou na análise literária, bem como no desenvolvimento de metodologia para efetuar tal aplicação, publicando sobre o tema desde 2009. Foi vice-presidente da ANPOLL (gestão 2018-2020, prorrogada até Outubro de 2021).

Referências

Arendt, H. (2013). Sobre a violência. (4a ed.). Civilização Brasileira.

Barreto, L. (1993). Triste fim de Policarpo Quaresma. (11a ed.). Ática.

Candido, A. (2000). Literatura e sociedade. (8a ed.). T. A. Queirós; Publifolha; Cia. Ed. Nacional.

Chauí, M. (19/04/2013). Contra a Violência. [Palestra] proferida durante o Seminário Temático “Representação Política e Enfrentamento ao Racismo”, realizado em Salvador (BA), no contexto das preparações para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial - a III CONAPIR e publicada como artigo.

Disponível em:

<http://portais.tjce.jus.br/esmec/wp-content/uploads/2011/06/contra-a-violenciamarilena-chaui.doc>. Acesso em: 15 jun. 2018.

Marx, K. (1998). A ideologia alemã. Martins Fontes.

Ortiz, R. (1988). A moderna tradição brasileira. Brasiliense, 1988.

Paviani, J. (2016). Conceitos e formas de violência. In:, M. R. Modena, (orgs.), Conceitos e formas de violência. (pp. 8-20). Educs.

Resende, B. (2017). Lima Barreto: impressões de Leitura e outros textos críticos. Companhia das Letras.

Sevcenko, N. (2003). Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. (2a ed.). Companhia das Letras.

Žižek, S. (2010). Como ler Lacan. Zahar.

Žižek, S. (2014). Violência: seis reflexões laterais. Boitempo.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Corrêa Silva, M., & da Rocha de Oliveira, M. B. (2022). Triste Fim de Policarpo Quaresma – entre a tríade simbólica – as teias de uma violência anunciada. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2359