A Residência Pedagógica e o Ensino Remoto: Os impactos na aprendizagem de Química em Manaus-Amazonas

Autores

  • Renato Ferreira Hosanah
  • Larissa Martins de Souza
  • Ercila Pinto Monteiro Universidade Federal do Amazonas/Docente permanente
  • Mirela Cristina de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2217

Palavras-chave:

ensino remoto, aprendizagem, química

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo compreender os efeitos do ensino remoto emergencial na aprendizagem de Química em uma escola pública de Manaus-AM. O estudo foi realizado, por dois residentes da Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas, através do Programa da Residência Pedagógica, que registraram as narrativas de um (1) professor de Química da educação básica sobre a vivência do ensino remoto (entrevista) e acompanharam as aulas online do professor (observação não participante) por um período de dois (2) meses. As turmas envolvidas nesse estudo foram do 2º ano 2, 3 e 4, do turno vespertino. Os resultados mostram que as ferramentas e o potencial da Internet em tempos de globalização não significam novas formas ou práticas pedagógicas de ensino. Em Manaus, o projeto "Aula em casa" foi adotado para garantir a educação a todos, mas a dificuldade de acesso à internet foi um obstáculo. Entretanto, o ensino nas escolas continuou a ser uma reprodução do tradicional muito baseado no conteúdo e na transmissão de conceitos, o que permeou uma intensa "atmosfera de desmotivação" na sala de aula e dificultou o estabelecimento de uma rotina de trabalho.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Ferreira Hosanah, R., Martins de Souza, L., Pinto Monteiro, E., & de Oliveira, M. C. (2022). A Residência Pedagógica e o Ensino Remoto: Os impactos na aprendizagem de Química em Manaus-Amazonas. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2217

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

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